terça-feira, 15 de julho de 2014

gta iv


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Grand Theft Auto IV
Grand Theft Auto IV cover.jpg
Developer (s)Rockstar North
Publisher (s)Rockstar Games
Distribuidor (s)Take-Two Interactive
Produtor (es)Leslie Benzies
Programador (s)Adam Fowler
Alexander Roger
Obbe Vermeij
Artista (s)Aaron Garbut
Escritor (es)Dan Houser
Rupert Humphries
SérieGrand Theft Auto
MotorRAGE , Euphoria , [ 1 ]
Bullet Physics Biblioteca
Plataforma (s)Microsoft Windows 
Xbox 360 
PlayStation 3
Data de lançamento (s)PlayStation 3 e Xbox 360
29 de abril de 2008 Microsoft WindowsNA 02 de dezembro de 2008 PAL 03 de dezembro de 2008


Gênero (s)Ação e aventura
Modo (s)Single-player , multiplayer online
Grand Theft Auto IV é um mundo aberto de ação-aventura jogo de vídeo desenvolvido pelaRockstar North e publicado pela Rockstar Games . Foi lançado em 29 de abril de 2008 para os de PlayStation 3 e Xbox 360 consoles, e em 2 de Dezembro de 2008 sobre o Microsoft Windows . É o décimo primeiro título no Grand Theft Auto série , ea primeira entrada principal desde 2004 do Grand Theft Auto: San Andreas . Situado na fictícia Liberty City (baseada em Nova York), o single-player história segue um veterano de guerra e suas tentativas de escapar de seu passado enquanto sob a pressão de agiotas e chefes da máfia. O projeto de mundo aberto permite que os jogadores andam livremente Liberty City, composto por três ilhas principais.
O jogo é jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa e seu mundo é navegado em-pé ou de veículo. Durante todo o modo single player, os jogadores controlam Niko Bellic , um veterano de uma guerra sem nome na Europa Oriental que vem para os Estados Unidos em busca de alguém importante, mas rapidamente se envolve em um mundo de gangues, crime e corrupção. Um multiplayer online modo está incluído com o jogo, permitindo que até 16 jogadores se envolver em ambos jogabilidade cooperativa e competitiva em uma recriação do ambiente single-player. [ um ] Dois pacotes de expansão foram posteriormente lançado comoconteúdo descarregável para o jogo , The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony , que ambos apresentam novas parcelas que estão interligados com o principal de Grand Theft Auto IV enredo, e seguir novos protagonistas.
O desenvolvimento começou em 2004, logo após o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas . Como parte de sua pesquisa para o mundo aberto, os desenvolvedores realizada pesquisa de campo em torno de New York ao longo do desenvolvimento e capturou imagens para a equipe de design. Deveres de Desenvolvimento foram compartilhados entre muitos dos estúdios da Rockstar em todo o mundo.
Na sequência do seu anúncio, em maio de 2006, Grand Theft Auto IV foi amplamente antecipado. [ 3 ] No lançamento, foi aclamado por muitos críticos, com louvor particularmente dirigido a narrativa do jogo e design de mundo aberto. O jogo foi um sucesso , e é considerado um dos maiores jogos de vídeo de todos os tempos . No entanto, o jogo tambémrecebeu polêmica , com críticas dirigidas a representação do jogo de violência, ea capacidade de dirigir sob a influência de álcool . Grand Theft Auto IV quebrou recordes de vendas da indústria e se tornou o produto de entretenimento mais vendido da história no momento , ganhando EUA 310 milhões dólares em seu primeiro dia e EUA $ 500 milhões em sua primeira semana. Ele ganhou elogios de fim de ano, incluindo Jogo do Ano prêmios de diversas publicações de jogos. É o sucessor, Grand Theft Auto V , foi lançado em setembro de 2013.

Gameplay editar ]

Grand Theft Auto IV é um jogo de ação-aventura jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa . [ 4 ] Jogadores cenários de missões lineares completos com set-objetivos para o progresso através da história. É possível ter várias missões ativas em execução ao mesmo tempo, como algumas missões exigem que os jogadores que esperar por mais instruções ou eventos. Fora das missões, os jogadores podem andar livremente do jogo de mundo aberto , e têm a capacidade de completar missões laterais opcionais. Composto da cidade fictícia de Liberty City, o mundo do Grand Theft Auto IV é maior em área do que a maioria das entradas anteriores da série. No início do jogo, os jogadores só podem explorar o primeiro dos Duques e compôs-ilha Broker, com todas as outras ilhas de desbloqueio como a história avança.
Os jogadores usam refrega ataques, armas de fogo e explosivos para lutar contra os inimigos, e pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar o mundo do jogo. Há uma perspectiva de primeira pessoa opção de utilização dos veículos. Em combate, auto-aim e um sistema de cobertura pode ser usado como auxílio contra os inimigos. Se os jogadores assumem o dano, o seu medidor de saúde pode ser totalmente regenerada usando várias técnicas, tais como comer, usando kits médicos, ou ligar para os paramédicos. [ 5 ] Se os jogadores cometem crimes durante o jogo, as agências de aplicação da lei do jogo podem responder como indicado por um " queria "meter no head-up display (HUD). No medidor, as estrelas exibidos indicam o nível de procurado atual (por exemplo, ao nível máximo de seis estrelas, os esforços de aplicação da lei para incapacitar os jogadores tornam-se muito agressivo). Os policiais vão procurar jogadores que deixam a vizinhança procurado. O medidor de procurado entrar em um modo cooldown e eventualmente recua quando os jogadores são escondidos da linha de visão dos oficiais. [ 6 ]
O personagem do jogador posicionado na tampa atrás de um veículo, preparando-se para atirar em policiais, do outro lado do veículo.
Combate em Grand Theft Auto IV foi reformulado para incluir um sistema de cobertura .
Sistema de cobertura do jogo permite aos jogadores mover habilmente entre a tampa, para disparar às cegas , o objetivo livremente, e atingir um inimigo específico. Partes do corpo individuais também podem ser alvo. [ 7 ] Melee ataques incluem movimentos adicionais, como se esquivar, o bloqueio, desarmar um oponente e contra-ataque. Se os jogadores assumem os danos, a saúde pode ser restaurada usando várias técnicas, tais como comer, usando kits médicos, ou apelando para os paramédicos. armadura corporal pode ser utilizada para absorver tiros e danos explosivos, mas é usado para cima no processo. Quando a saúde está totalmente esgotado, o jogo pára, e os jogadores reaparecer no hospital mais próximo. [ 8 ]
Modo single-player do jogo permite que os jogadores controlam um ex-veterano - Europa Oriental Niko Bellic . Durante a história, Niko encontra vários novos personagens, muitos dos quais ele faz amizade. Esses personagens podem realizar favores para Niko sempre que ele pede; por exemplo, seu primo Roman , dono de um serviço de táxi, pode enviar um de seus táxis para Niko e levá-lo para qualquer destino ao redor da cidade. Os táxis estão sempre disponíveis durante o jogo, permitindo aos jogadores viajar rapidamente para um destino. Durante todo o curso do jogo, os jogadores também são confrontados com a moralidade escolhas, que alteram o enredo de forma adequada, dependendo da escolha do jogador. Embora livre de roaming o mundo do jogo, os jogadores podem participar de atividades específicas ao contexto, como boliche ou dardos . Outras atividades disponíveis incluem um vigilante minigame, e no jogo de programação de televisão.[ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] Niko tem um Smartphone para entrar em contato com amigos e atividades de partida. [ 12 ] O smartphone também é usado para acessar o modo multiplayer online do jogo e entrasse cheat codes . [ 13 ] Para acessar a Internet no jogo, que permite que Niko para enviar e receber e-mails e criar potenciais datascom potenciais namoradas, Niko pode usar Internet cafés localizados ao redor da cidade. [ 14 ] O jogo também possui um sistema de metrô , permitindo aos jogadores para atravessar rapidamente através do mundo do jogo.
O modo multiplayer online para Grand Theft Auto IV permite que até 16 jogadores de andar livremente através de uma recriação do mundo single-player. [ 15 ] [ um ]Jogadores decidir qual modo de jogo que deseja jogar, incluindo deathmatches e corridas de rua. [ 16 ] Ambas as cooperativas modos de jogo competitivos e estão disponíveis. Estes modos de jogo são divididos em jogos classificados e unranked. Para os jogadores para subir de nível através de fileiras, o dinheiro do jogo deve ser conquistada. [ 17 ] [ 18 ] O jogo também apresenta um modo livre, em que os jogadores têm todo o mapa aberto para explorar, sem nenhum objetivo final ou missão para completar. Hosts do jogo pode controlar muitas variáveis, tais como a presença da polícia, o tráfego e armas. LAN suporte está disponível na versão para Windows do jogo. [ 19 ]

Sinopse editar ]

Definir editar ]

Grand Theft Auto IV se passa em 2008, em uma versão redesenhada de Liberty City que consiste em quatro municípios, com base em quatro dos distritos de Nova York: Broker (baseado em Brooklyn ), Dukes ( rainhas ), Bohan ( Bronx ), e Algonquin ( Manhattan ). [ 20 ] Ao lado da cidade é o estado independente de Alderney(Northern New Jersey ). Há três ilhas menores presentes no jogo: Charge Island ( Ilha de Randall ), Colónia Island ( Ilha Roosevelt ), and Happiness Island ( Ilha da Liberdade ). Inicialmente, as pontes são bloqueados devido a uma ameaça terrorista, e os jogadores estão constantemente perseguido pela polícia se as pontes são cruzadas, mas os bloqueios são levantadas como a história avança, permitindo que o jogador a atravessar entre as ilhas.
Grand Theft Auto IV tem lugar em um enredo diferente e cronograma dos jogos anteriores da série . [ 21 ] No entanto, o jogo tem lugar no mesmo cânone como seu sucessor, o Grand Theft Auto V . [ 22 ] [ b ]

Plot editar ]


O principal protagonista Niko Bellic(esquerda) e o principal antagonistaDimitri Rascalov (direita).
Em Liberty City, Niko Bellic , um do Leste Europeu , [ 24 ] chega ao encontro de seu primo Roman . Niko vem para Liberty City para perseguir o sonho americano , e para procurar o homem que traiu sua unidade em uma guerra de 15 anos antes.Após a sua chegada, no entanto, Niko descobre rapidamente que os contos de romanas de riqueza e luxo eram mentiras escondem lutas com dívidas de jogo e loansharks, e que Roman vive em um apartamento sujo, em vez de uma mansão.
Niko defende romano de seus loansharks várias vezes, acabou matando Vlad Glebov , agiota russo Roman. Niko foi forçado a trabalhar para Vlad devido a dívidas de Roman, mas Niko matou Vlad porque ele descobriu que Vlad dormia com a namorada de Roman, Mallorie. Depois do assassinato de Vlad, Niko e Roman são sequestrados por membros da Liberty City Bratva na ordem de Mikhail Faustin e seu sócio, Dimitri Rascalov . Faustin, não se preocupou com o assassinato de Vlad, contrata Niko. Niko descobre rapidamente que Faustin é um psicopata quando ele ordena que ele mate o filho de Kenny Petrovic, o homem mais poderoso do Liberty City Bratva. Dimitri então ordens para assassinar Niko Faustin, e quando Niko encontra-se com Dimitri a recolher sobre o assassinato, Dimitri trai. Quando Niko encontra Dimitri, Dimitri traz seu amigo Bulgarin, que alega que Niko roubou dele. Niko nega a acusação dizendo que um navio de carga que ele transportava para Bulgarin afundou e que ele quase se afogou enquanto nadava para costa.
Imediatamente depois, Niko e Roman são forçados a fugir para Bohan quando seu apartamento e táxi empresa são destruídos em ataques incendiários por homens de Dimitri. No entanto, as coisas vão mal em Bohan: um dos negócios de droga que funciona em Niko acaba por ser um aguilhão e outro está preso. Após o último incidente, atual namorada de Niko Michelle então revela que ela trabalha para uma agência do governo e aprisiona Niko para trabalhar para sua agência, conhecido apenas por sua capa: Papel Liberdade Estados . Niko mata vários terroristas conhecidos ou suspeitos para a agência em troca do arquivo dos inúmeros crimes que a polícia tem sobre ele ea promessa de ajuda para encontrar o traidor de sua unidade.
Com o auxílio de Papel Liberdade United, Niko eventualmente rastreia o homem responsável pela traição de sua unidade: Darko Brevic ; Niko escolhe o destino de Darko. Tendo lidado com o seu passado, Niko é convocado por Jimmy Pegorino , que exige um favor final depois de muitos favores: ajudar com um negócio extremamente lucrativo em heroína em conluio com Dimitri Rascalov.
Niko é então confrontado com uma escolha: fazer um acordo com Dimitri, ou se vingar dele. Se Niko continuar com o negócio, ele logo descobre que Dimitri levou a heroína para si mesmo, o que põe em perigo e irrita Niko. No casamento de Roman, um assassino enviado por Dimitri mata Roman com uma bala perdida enquanto Niko desarma e mata-lo. A Niko devastada e vingativo depois rastreia Dimitri e Pegorino, testemunhas o ex matar o último, antes de perseguir e matar Dimitri. Se Niko escolher para se vingar, Niko emboscadas e executa Dimitri. No casamento de Roman, Pegorino, furioso após a traição de Niko, comete um tiroteio . Ele tem como alvo Niko, mas acaba matando a namorada de Niko Kate . Niko logo persegue, persegue e mata Pegorino, que se tornou odiado e alvo de todo o submundo de Liberty City. [ 25 ]

Soundtrack editar ]

Como os jogos anteriores da Grand Theft Auto série, Grand Theft Auto IV apresenta uma trilha sonora que pode ser ouvida através de estações de rádio, enquanto o jogador está em um veículo. Liberty City é servida por 19 estações de rádio, dos quais três são de rádio estações. As outras estações com música a partir de uma grande variedade de gêneros, incluindo faixas de Genesis , David Bowie , Bob Marley , The Who , Rainha , Kanye West e Elton John .
A canção tema de Grand Theft Auto IV é "Conexão Soviética", composta por Michael Hunter , que também compôs o tema para Grand Theft Auto: San Andreas .[ 26 ] As pessoas que fornecem as vozes para os DJs de rádio incluem o estilista Karl Lagerfeld , músicos Iggy Pop , [ 27 ] Femi Kuti , [ 28 ] Jimmy Gestapo [ 29 ] eRuslana , [ 30 ] e na vida real talk show de rádio Lazlow Jones . [ 31 ] Saturday Night Live atores Bill Hader e Jason Sudeikis aparecer na liberal e programa de rádio conservador mostra respectivamente, com Fred Armisen jogar vários convidados em "Integridade 2.0" do Lazlow. [ 31 ] Numerosos outros comediantes, incluindo Jim Norton , Patrice O'Neal , Rick Shapiro e Robert Kelly , bem como rádio hospeda Opie & Anthony apareceu no rádio e / ou como personagens no jogo. [ 32 ]
O jogo usa um sistema de música semelhante ao da Grande Theft Auto: San Andreas . Em outros jogos da série, cada estação de rádio era, essencialmente, um único arquivo de som em loop, tocando as mesmas canções, anúncios e propagandas na mesma ordem a cada vez. Com as estações de rádio em Grand Theft Auto IV , cada arquivo de som é realizada separadamente, e seqüenciados de forma aleatória, permitindo que músicas para ser jogado em ordens diferentes, os anúncios de músicas para ser diferente de cada vez, e os acontecimentos da trama a ser mencionado nas estações. Certas canções também são editados para incorporar referências à fictícia Liberty City. [ 26 ]
Depois de uma parceria entre a Rockstar Games e Amazon.com , os jogadores são capazes de comprar reais MP3s através de Grand Theft Auto IV ' telefone celular s no jogo. [ 33 ] Os jogadores são capazes de descobrir os títulos das músicas tocadas no rádio por mensagens de texto Zit no telefone de Niko. Eles receberão uma mensagem de texto informando o nome da música e do artista. Se registrado no Rockstar Games Social Clube website, um jogador também receberá um mundo real e-mail com um link para uma lista de reprodução Amazon.com, onde todas as músicas marcadas do jogador serão listados e disponíveis para compra.

Desenvolvimento editar ]


Mural anúncio para o jogo em uma parede, em Nova York, em julho de 2007.
Trabalho em Grand Theft Auto IV começou em novembro de 2004, quase que imediatamente após o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas . [ 34 ] Cerca de 150 desenvolvedores de jogos trabalhou em Grand Theft Auto IV , [ 35 ] liderada por membros do núcleo do Grand Theft Auto III equipe. [ 36 ] O jogo usa própria Rockstar RAGE motor de jogo, que foi usado anteriormente em Rockstar Table Tennis , em combinação com o Euphoria jogo motor de animação. [ 37 ] Em vez de animações pré-escritos, Euphoria usa animação procedural para controlar o forma como o jogador se move, permitindo movimentos de caráter para ser mais realista. [ 38 ] O motor Euphoria também permite NPCs para reagir de uma forma realista para as ações do jogador. Em uma pré-visualização, o jogador bateu um NPC fora de uma janela eo caráter agarrou uma saliência para se impedir de cair. [ 39 ] O jogo também utiliza middleware da Image Metrics para facilitar expressões faciais complexas e facilitar o processo de incorporação de lábio- sincronização. [ 40 ] Folhagem no jogo é produzido atravésSpeedTree . [ 41 ]
Grand Theft Auto IV vê uma mudança na série para um estilo mais realista e detalhado e tom, [ 34 ] , em parte, resultado da transição para consoles que oferecidos em alta definição de gráficos e as novas e melhoradas capacidades de tais consoles. [ 36 ] co-fundador da Rockstar Dan Houser disse que "o que estamos tomando como nossa palavra de ordem em [ Grand Theft Auto IV ] é a idéia de que alta definição realmente significa. Não apenas em termos de gráficos, o que, obviamente, estamos conseguindo, mas em termos de todos os aspectos do projeto. [...] Você sabe, tentando fazer algo mais realista, mais unidas, mas ainda mantendo a coerência global que os outros jogos tinha ". [ 34 ] O diretor de arte Aaron Garbut disse que uma das razões eles decidiram definir o jogo em Nova York, porque "todos nós sabíamos que uma incrível, diversa, vibrante, cidade cinematográfica que é", e uma vez que eles estavam esperando o empurrão do "detalhe, variedade e vida" a um nível elevado, parecia que "baseando o jogo em uma cidade tão sinônimo com essas coisas foi um grande ajuste". [ 42 ] Dan Houser acrescentou: "porque nós estávamos trabalhando em alta definição e sabíamos que seria preciso uma porrada de pesquisa, queríamos estar em algum lugar onde tivemos um ponto de apoio ". [ 36 ] Os desenvolvedores conscientemente evitado criar um bloco para bloco de recreação de Nova York, Dan Houser disse que "o que nós sempre tentamos fazer é fazer uma coisa que parece real e tem as qualidades de um ambiente real, mas também é divertido de uma perspectiva de design de jogo ". [ 34 ] O Grand Theft Auto IV versão de Liberty City é muito mais detalhado e maior em tamanho do que a maioria das entradas anteriores da série [ 43 ] Embora menor do que San Andreas, o principal cenário para Grand Theft Auto IV ' s antecessor Grand Theft Auto: San Andreas , Liberty City é comparável a ele em termos de escopo quando "o nível de verticalidade da cidade, o número de edifícios que você pode entrar, eo nível de detalhes nesses edifícios "são tidos em conta. [ 43 ] A meta para Liberty City foi não ter pontos mortos ou espaços irrelevantes, como os desertos abertos em San Andreas. [ 34 ] Para conseguir um ambiente realista, a Rockstar equipe do Norte, com sede em Edimburgo , na Escócia, fez duas viagens a Nova York para a pesquisa, uma no início do projeto (o que foi feito com todo anterior Grand Theft Auto jogo) e outro menor ainda em desenvolvimento. [ 42 ] Um total de equipe de pesquisa-time, com sede em Nova York, manipulados novos pedidos de informações que vão desde a minoria étnica de um bairro para vídeos de padrões de tráfego. [ 36 ]
A história de Grand Theft Auto IV foi escrito por Dan Houser e Rupert Humphries. [ 44 ] Ao contrário dos anteriores Grand Theft Auto jogos que têm uma forte influência cultural ou cinematográfica, "[ Grand Theft Auto IV não] realmente tem quaisquer influências cinematográficas " , [ 34 ] , como explicado por Houser. "Nós estávamos conscientemente tentando ir, bem, se os jogos de vídeo vão evoluir para a próxima fase, então a coisa não é para tentar fazer uma homenagem de amor ou fazer referência a outras coisas. É para fazer referência ao lugar em si". [ 36 ] Houser disse também: "Em termos de personagem, queríamos algo que fosse novo e fresco, e não algo que era obviamente derivada de [a] filme. [...] Talvez [que] poderia fazer algo de nós mesmos que viveria juntamente com esse material ". [ 36 ]
Supervisor Música Ivan Pavlovich disse que "[tivemos] para escolher as músicas que fazem de Nova York hoje o que é, mas certifique-se que não vai se sentir datado pelo tempo que o jogo sai". [ 45 ] Os desenvolvedores contatados mais de 2.000 pessoas a fim de obter gravação e publicação de direitos. [ 26 ] Eles até contratou um detetive particular para localizar os parentes do falecido membro Skatt Bros Sean Delaney de licenciar música da banda, "Walk the Night". [ 46 ]Citando fontes próximas à ofertas, Billboard informou que Rockstar pago até US $ 5.000 por composição e outros US $ 5.000 por gravação master por faixa. [ 47 ]Desenvolvedores originalmente considerado deixar os jogadores comprar música, indo para um in-game loja de discos e para Niko ter um leitor de MP3 , mas ambas as idéias foram cortados. [ 26 ] DJ Green Lantern produziu faixas exclusivamente para o hip-hop estação de rádio do jogo The Bata 102,7. [ 47 ] proprietário gravadora e produtor musical Bobby Konders, que abriga a estação de rádio no jogo maciça B Soundsystem 96,9, passou por um esforço extra de voar para a Jamaica para obter dancehall artistas para regravar faixas para fazer referências aos bairros de Liberty City. [ 47 ]
O vice-presidente corporativo da divisão de Interactive Entertainment Business da Microsoft, Peter Moore , anunciado na E3 2006 que o jogo iria aparecer no Xbox 360 , rolando na manga para revelar um Grand Theft Auto IV tatuagem temporária. [ 48 ] Rockstar Games apareceu inicialmente estar comprometido com a data de lançamento original de 16 Outubro de 2007; no entanto, analista da Wedbush Morgan Michael Pachter sugeriu que a Take-Two podem optar por adiar o lançamento do jogo, a fim de aumentar seus resultados financeiros para 2008 e para evitar a concorrência com o lançamento de outros títulos altamente antecipados, como Halo 3 . [ 49 ] Rockstar respondeu dizendo que Grand Theft Auto IV ainda estava no caminho certo para ser lançado em "final de outubro". [ 50 ]Em 2 de agosto de 2007, a Take-Two anunciou que Grand Theft Auto IV iria perder a sua data de lançamento original de 16 de outubro de 2007 ao contrário às suas declarações anteriores, e seria adiada para o segundo trimestre fiscal (fevereiro-abril) de 2008. [ 51 ] Em uma teleconferência com os investidores mais tarde, a Take-Two Strauss Zelnick da atribuiu o atraso a "problemas quase estritamente tecnológicos ... não problemas, mas desafios ". [ 52 ] Mais tarde, foi revelado que as dificuldades técnicas com o PlayStation 3 versão do jogo contribuiu para o atraso, juntamente com os problemas de armazenamento no Xbox 360. [ 53 ] Em 24 de janeiro de 2008, a Take-Two anunciou que Grand Theft Auto IV será lançado em 29 de abril de 2008. [ 54 ] À medida que a data de lançamento se aproximava, Rockstar Games e Take-Two comercializado o jogo pesadamente através de várias formas, incluindo anúncios de televisão, vídeo e Internet, outdoors, marketing viral, e um website redesenhado. Uma edição especial do jogo também foi lançado tanto para o PlayStation 3 e Xbox 360. [ 55 ] Em uma reunião Take-Two acionista em 18 de abril de 2008, a Take-Two CEO Ben Feder anunciou que Grand Theft Auto IV já tinha " ido ouro "e estava" em produção e em caminhões em rota para os varejistas ". [ 56 ] O jogo foi finalmente lançado para o PlayStation 3 e Xbox 360 consoles de videogame na Europa, América do Norte e Oceania em 29 de abril de 2008, [ 54 ] e no Japão em 30 de outubro de 2008. [ 57 ] Em geral, Grand Theft Auto IV levou mais de 1000 pessoas e mais de três anos e meio para ser concluído, com um custo total estimado em aproximadamente US $ 100 milhões, tornando-se, na época, a mais caro vídeo game já desenvolvido [ 58 ]

A versão para Windows do Grand Theft Auto IV inclui um editor de replay.Esta imagem mostra a interface de Clipes, que é usado para capturar imagens do jogo.
Em 06 de agosto de 2008, a Rockstar anunciou que um Microsoft Windows versão do Grand Theft Auto IV foi em desenvolvimento pela Rockstar North e Rockstar Toronto . [ 59 ] [ 60 ] O jogo foi originalmente anunciado para ser lançado na América do Norte em 18 de novembro de 2008 e na Europa em 21 de Novembro de 2008, mas mais tarde foi adiado para 2 e 3 de Dezembro de 2008, respectivamente. [ 60 ] Ele contém recursos expandidos, [ 60 ] incluindo o controle de densidade de tráfego, desenhar distância configurações e um editor de replay. [ 61 ] O editor de replay permite que os jogadores para gravar e editar clips de jogo, os vídeos podem ser enviados para o site da Rockstar Social Club. É utilizado Games for Windows - LIVE para jogar online e suporta 32 jogadores para o multiplayer. [ 62 ] [ 63 ] SecuROM proteção é utilizada e uma ativação online uma vez é necessário para jogar o jogo. [ 64 ] O jogo foi disponibilizado em vapor em 4 de janeiro de 2009.[ 65 ]

Conteúdo episódico editar ]

Dois pacotes episódicas para Grand Theft Auto IV foram liberados. Estes dois episódios foram lançados separadamente, exclusivamente na Xbox Live , [ 66 ] como conteúdo para download (DLC), exigindo que o jogo original para jogar. Depois disso, em outubro de 2009, eles foram liberados em conjunto como parte de um jogo autônomo chamado Grand Theft Auto: Episodes From Liberty City para o Xbox 360 que não requer o original Grand Theft Auto IV . mídia para ser jogado [ 67 ]
A primeira expansão é intitulado Grand Theft Auto: The Lost and Damned ., originalmente lançado em 17 de fevereiro, 2009 [ 68 ] The Lost and Damned apresenta um novo personagem central, Johnny Klebitz , membro da gangue de motoqueiros de Liberty City The Lost, que foi apresentado em vários Grand Theft Auto IVmissões. Dan Houser, afirmou o episódio mostra "um lado diferente de Liberty City". [ 69 ]
A segunda expansão é intitulado Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony ., lançado em 29 de outubro de 2009 [ 70 ] The Ballad of Gay Tony também apresenta um novo personagem central, Luis Fernando Lopez , um assistente para dono de boate Tony "Gay Tony" Prince, e segue-o enquanto ele resolve os conflitos de seus amigos, familiares e chefe. [ 67 ]
Jeronimo Barrera, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Rockstar Games, disse que os episódios eram experimentos porque a equipe não tinham certeza de que não havia número suficiente de usuários com acesso a conteúdos on-line no Xbox 360. [ 71 ] Take-Two Interactive Diretor Financeiro , Lainie Goldstein revelou que a Microsoft estava a pagar um total de US $ 50 milhões para os dois primeiros episódios. [ 72 ] Em janeiro de 2010 Rockstar anunciou que o DLC, bem como Episodes From Liberty City estaria disponível para o PlayStation 3 e Microsoft Windows em 13 de abril 2010 na América do Norte [ 73 ] [ 74 ] e 16 de Abril de 2010 na Europa. [ 73 ]
Ambos os episódios foram lançados para PlayStation 3 e Microsoft Windows em 13 abril de 2010 [ 73 ] na América do Norte e em 16 de abril de 2010 [ 73 ] . na Europa [ 75 ] Grand Theft Auto IV: The Complete Edition , incluindo o original Grand Theft Auto IV e suas duas expansões episódicas, foi listado em lojas on-line,[ 76 ] antes de ser confirmado pela Rockstar. A compilação foi lançado para a PlayStation 3, Xbox 360 e Windows em 26 de outubro de 2010, em América do Norte, e 29 de outubro na Europa. [ 77 ]

Recepção editar ]

A recepção crítica editar ]

Esconder ]Recepção
Pontuação global
AgregadorContagem
GameRankings(PS3) 97% [ 81 ]
(X360) 97% [ 82 ]
(PC) 88% [ 83 ]
Metacritic(PS3) 98/100 [ 78 ]
(X360) 98/100 [ 79 ]
(PC) 90/100 [ 80 ]
Pontuações comentário
PublicaçãoContagem
1UP.com(PS3/X360) A + [ 84 ]
(PC) B [ 85 ]
Computador e videogames9.4/10 [ 86 ]
Borda10/10 [ 87 ]
Eurogamer(PS3/X360) 10/10 [ 88 ]
(PC) 9/10 [ 89 ]
Game Informer10/10 [ 90 ]
GamePro4.5 / 5 [ 91 ]
GamesRadar9/10 [ 92 ]
GameSpot(PS3/X360) 10/10 [ 93 ] [ 94 ]
(PC) 9/10 [ 2 ]
IGN(PS3/X360) 10/10 [ 1 ]
(PC) 9.2/10 [ 95 ]
Xbox Official Magazine UK10/10 [ 96 ]
Jogue Revista8/10 [ 97 ]
Grand Theft Auto IV foi lançado para aclamação da crítica. De acordo com a revisão agregador Metacritic , o jogo recebeu uma pontuação média em revisão de 98/100 para ambos os consoles, [ 78 ] [ 79 ] e 90/100 para a porta do Windows. [ 80 ] É o jogo de segunda mais bem cotados no Metacritic, amarrado com uma série de outros jogos. [ c ]GameRankings atribuiu uma pontuação de avaliação média de 97% para ambos os consoles, [ 81 ] [ 82 ] e 88% para a porta do Windows. [ 83 ] Ele também é um dos mais bem jogos classificados na GameRankings. [ d ]
A questão de maio 2008 Revista Oficial Xbox (UK) publicou o primeiro Grand Theft Auto IV crítica, dando ao jogo a pontuação máxima de 10/10. A revista também afirma que o jogo tem um "mundo incrivelmente realista; deslumbrantes peças conjunto de ações; enredo genuinamente cativante; multijogador extremamente divertido"; e que é "grande em todos os aspectos". [ 96 ] PlayStation Official Magazine (UK) também deu ao jogo 10/10, em sua edição de maio de 2008, descrevendo o jogo como "uma obra-prima que melhora em todos GTA ' s melhores pedaços. " [ 31 ] Xbox World 360 deu ao jogo uma classificação de 98%, a maior que alguma vez dada a qualquer jogo, mencionando o jogo era "tudo o que tinham direito a esperar, e ainda de alguma forma incrivelmente mais".[ 100 ] GameSpot deu ao jogo um 10 perfeito em ambas as versões Xbox 360 e PS3, [ 93 ] [ 94 ] [ 101 ] tornando-se o primeiro jogo desde 2001 que GameSpot tinha avaliado perfeito. A revisão chamou o jogo "convincente", com uma "infinidade de recursos multiplayer online", e afirmou que Grand Theft Auto IV é "sem dúvida o melhor Grand Theft Auto ainda ". [ 93 ]
Hilary Goldstein da IGN deu ao jogo uma pontuação de 10/10, com o jogo a ganhar 10/10, em cada categoria individual: apresentação, som, gráficos, jogabilidade, e apelo duradouro. É o primeiro jogo da história da publicação para receber retas-10 subscores através da placa. Goldstein chamou o jogo ", assim como um grande salto para a frente, como Grand Theft Auto III , embora de maneiras mais sutis ", e disse que" estabelece um novo marco para os jogos de mundo aberto ", com" ninguém principal aspecto fraco ". Apenas uma crítica séria de Goldstein foi para "a falha ocasional no sistema de cobertura", mas a revisão concluiu com a afirmação de que "Nós não damos 10s muitas vezes apenas para jogos que merecem a pontuação". [ 1 ]
O jornal britânico Daily Star fez uma resenha positiva, dizendo: "Este poderia ser um título de console definição, que nos próximos anos as pessoas vão lembrar como o stand-out da época". [ 102 ] The New York Times também escreveu uma crítica favorável, chamando-a de "trabalho violento, inteligente, profano, agradável, desagradável, manhoso, de rica textura e completamente convincente de sátira cultural disfarçado de diversão".[ 27 ] A revista de cinema Empire deu ao jogo um perfeito 5/5 em seu jogo seção de comentários, chamando-o de "maldito-quase perfeita". [ 103 ]
Apesar dos elogios quase unânimes dado a Grand Theft Auto IV , o jogo recebeu algumas críticas. Uma revisão no Ars Technica afirma que o jogo "... não [é] perfeitos Não merece inquestionável, louvor puro De muitas maneiras, a ligeira regressão da série de.. San Andreas é surpreendente: há menos veículos, armas e missões da história, menos personalização de personagens, e até mesmo o tamanho da cidade em si é menor ". [ 104 ] GameSpot observou que há problemas ocasionais com AI amigável e evitar ser a polícia "um pouco fácil demais". [ 93 ] Não foram algumas queixas menores com sistema de cobertura do jogo, que usuários, tropeçou em ambientes cheios de caixa e a rigidez de pontos de cobertura sendo um problema. [ 1 ] [ 88 ] [ 96 ] A presença ocasional de notável pop-in também foi criticada . [ 84 ] [ 88 ] [ 96 ] Por último GameSpot tem considerado o do Windows porto como inferiores para as versões do console devido a "problemas de desempenho perceptível até mesmo em plataformas que excedem as especificações do sistema excessivamente elevados recomendados". [ 105 ]

Vendas editar ]

Dentro de vinte e quatro horas de seu lançamento, Grand Theft Auto IV vendeu mais de 3,6 milhões de cópias, o que equivale a aproximadamente US $ 310 milhões em receita. [ 106 ] Dentro de uma semana, gerou mais de US $ 500 milhões em receita em todo o mundo, o que equivale a cerca de 6 milhões de cópias vendido para a Take Two. [ 107 ] [ 108 ] [ e ] Os números superaram as expectativas dos analistas para o título. [ 110 ] [ 111 ] [ 112 ] Após um mês de disponibilidade, o jogo vendeu mais de 8,5 milhões de cópias. [ 113 ] Ele quebrou três Guinness World Records em 13 de maio de 2008: maior bilheteria de vídeo game em 24 horas, a maior receita gerada por um produto de entretenimento em 24 horas, e mais vendido video game em 24 horas. [ 114 ] [ f ] Em 11 de março 2011, a Take-Two anunciou que o jogo tinha vendido mais de 20 milhões de cópias, com o Grand Theft Auto série ultrapassando um total coletivo de 100 milhões de cópias. [ 116 ] A partir de julho de 2013, o jogo já vendeu mais de 25 milhões de cópias. [ 117 ]
No Reino Unido, o jogo tornou-se o jogo mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 631.000 cópias em vinte e quatro horas. [ 118 ] [ 119 ] Isto quebrou o recorde estabelecido pelo Grand Theft Auto: San Andreas em 501.000 cópias pela mesmo período. [ 120 ] Durante os primeiros cinco dias de disponibilidade, o jogo vendeu mais de 927.000 cópias no Reino Unido. [ 121 ] [ 122 ] No mesmo período, 2,85 milhões de unidades foram vendidas nos Estados Unidos. [ 123 ] por No final de 2008, o jogo vendeu mais de 5,18 milhões de cópias nos os EUA. [ 124 ] Em seus primeiros quatro dias de disponibilidade no Japão, vendeu 133 mil cópias na PlayStation 3 e 34.000 na Xbox 360, de acordo com a Media Create . [ 125 ]
Na primeira semana de disponibilidade, a versão Windows do Grand Theft Auto IV estreou em sétimo lugar nas paradas semanais; [ 126 ] pela segunda semana, ele havia deixado o top-ten. [ 127 ] [ 128 ] Com base em usuário único conta, o jogo era as mais tocadas Games for Windows - LIVE . jogo em 2009 e 2012, ea segunda mais tocada em 2011 [ 129 ]

Prêmios editar ]


Michael Hollick , Niko Bellic voz, ganhou um prêmio Spike TV para "Melhor Performance de um macho humano."
Após a aclamação da crítica que recebeu em seu lançamento, Grand Theft Auto IV recebeu inúmeros prêmios de vários críticos e publicações. Recebeu vários jogo do ano de premiação, a partir de jogos meios de comunicação, como a Spike TV[ 157 ] Giant Bomb , [ 152 ] Kotaku , [ 154 ] e GameTrailers , [ 142 ] , bem como as publicações tradicionais, como The New York Times , [ 160 ] o Los Angeles Times , [ 161 ] e Tempo revista. [ 162 ] O jogo já recebeu mais de 60 anos de Jogo do Ano reconhecimentos de importantes publicações, mais do que qualquer outro jogo naquele ano. Grand Theft Auto IV também recebeu sete indicações ao os 5 British Academy Video Games Prêmios ( BAFTA Jogos Prêmios ), [ 164 ] e três indicações ao 9 ª Game Developers Choice Awards , [ 165 ] , mas não venceu nenhum deles.

Controvérsias editar ]

Antes e após o lançamento de Grand Theft Auto IV , o jogo tinha sido objecto de uma grande controvérsia, como foi o caso anterior Grand Theft Auto títulos. Figuras, incluindo George Galloway , Jack Thompson e Hillary Clinton têm criticado o jogo, assim como organizações, incluindo autoridades de Nova York e Mothers Against Drunk Driving (MADD). [ 166 ] MADD pediu ESRB para mudar a classificação do jogo no "M" ( para as idades de dezessete e para cima) para "AO" (somente para adultos), devido à habilidade do jogador para dirigir sob a influência de álcool. [ 167 ]
A versão do Grand Theft Auto IV lançado na Austrália e na Nova Zelândia foi editada para remover conteúdo para permitir que o jogo para atender aos requisitos de sistema de classificação australiano . [ 168 ] No entanto, o jogo foi novamente submetida à Nova Zelândia OFLC por Stan Calif, um estudante de 21 anos que estava infeliz que a Nova Zelândia recebeu uma versão editada do jogo, como resultado de leis de censura australianos. A versão não editada posteriormente foi dada uma classificação R18 e liberado para venda na Nova Zelândia. [ 169 ] A versão PC de Grand Theft Auto IV lançado na Austrália é relatado para ser inédito, idêntica à de outros lançamentos internacionais, sob a MA15 + classificação. [ 170 ] O PlayStation 3 e Xbox 360 versões do jogo, uma vez ter sido atualizado para ser completamente sem censura, enquanto a edição completa tem a versão do console sem cortes pela primeira vez no varejo.
Houve relatos no Reino Unido e nos Estados Unidos de crimes perpetrados contra pessoas que compram Grand Theft Auto IV , bem como os funcionários de lojas que vendem o jogo. [ 171 ] Um destes incidentes, um ataque perto de uma Gamestation loja em Croydon , Londres mais tarde foi relatado para ser um argumento sem relação entre dois grupos de pessoas que saem de um pub [ 172 ] ea história tem sido referido como um " pânico da mídia ". [ 173 ] Seis adolescentes foram presos mais tarde, em Junho de 2008, após se envolver em um crime farra em New Hyde Park , Nova York, assaltando e roubando várias pessoas, e tentar umcarjacking . Segundo a polícia, os adolescentes alegaram que foram "inspirados" por Grand Theft Auto IV . [ 174 ]
O primeiro episódio descarregável The Lost and Damned tem uma breve cena que contém nudez masculina full-frontal, incomum em jogos de vídeo. [ 175 ]

Referências editar ]

Notas
  1. Ir até:um b multiplayer online para o modo do Windows . versão do jogo permite que até 32 jogadores, enquanto que as versões do console permitem até apenas 16 jogadores[ 2 ]
  2. Ir para cima^ Jogos no Grand Theft Auto série são agrupados em diferentes universos ficcionais , que compartilham parcelas interligados e personagens. O "universo 3D" anterior consiste em Grand Theft Auto III (2001), Vice City (2002), Avanço (2004), San Andreas (2004), Liberty City Stories (2005) e Vice City Stories (2006). A Liberty City emGrand Theft Auto IV é diferente de suas interpretações anteriores. [ 23 ]
  3. Ir para cima^ Grand Theft Auto IV compartilha seu status de segunda maior avaliado jogo no Metacritic com Pro Skater Tony Hawk 2 e SoulCalibur , ficando para trás apenas The Legend of Zelda: Ocarina of Time . [ 98 ]
  4. Ir para cima^ taxas GameRankings Grand Theft Auto IV como seu jogo de PlayStation 3 e Xbox 360 melhor analisado. Os jogos que estão classificados acima do que as versões de console de Grand Theft Auto IV é Super Mario Galaxy , Super Mario Galaxy 2 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time . [ 99 ]
  5. Ir para cima^ recorde de vendas na primeira semana do jogo bateu o recorde anterior, de 320.000 mil dólares americanos definido pelo Halo 3 . [ 109 ]
  6. Ir para cima^ Os três Guinness World Records que Grand Theft Auto IV quebrou são agora realizadas pelo seu sucessor Grand Theft Auto V . [ 115 ]
Notas de Rodapé
  1. Ir até:d Goldstein, Hilary (25 de Abril de 2008). "Grand Theft Auto IV: Special Edition comentário" . IGN . Retirado 26 de abril de 2008 .
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FONTE: WIKIPEDIA



FONTE: WIKIPEDIA
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