terça-feira, 15 de julho de 2014

gta v

Grand Theft Auto V

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
  (Redirecionado de Gta v )
Grand Theft Auto V
Arte da capa do jogo.  O texto do "Grand Theft Auto V" é no centro, com o texto "FIVE" escrito em um banner enrolado em torno do numeral romano "V".
Developer (s)Rockstar North
Publisher (s)Rockstar Games
Distribuidor (s)Take-Two Interactive
Produtor (es)Leslie Benzies [ 1 ]
Imran Sarwar [ 2 ]
Designer (s)Leslie Benzies
Imran Sarwar
Programador (s)Adam Fowler [ 3 ]
Artista (s)Aaron Garbut [ 4 ]
Escritor (es)Dan Houser
Rupert Humphries [ 5 ]
Compositor (s)
SérieGrand Theft Auto
MotorRAGE , com Euphoria eBullet Physics
Plataforma (s)Microsoft Windows 
PlayStation 3 
PlayStation 4 
Xbox 360 
Xbox One
Data de lançamento (s)PS3, X360
17 de setembro de 2013PC, PS4, Xone Q3/Q4 2014
Gênero (s)Ação e aventura
Modo (s)Single-player , multiplayer online
Grand Theft Auto V é um mundo aberto , de ação e aventura jogo de vídeo desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games . Foi lançado em 17 de setembro de 2013 para o PlayStation 3 e Xbox 360 , e está programado para ser lançado em 2014 para a Q3/Q4 Microsoft Windows , PlayStation 4 e Xbox One . O jogo é a primeira entrada principal do Grand Theft Auto série desde 2008 do Grand Theft Auto IV . Situado no estado fictício de San Andreas (com base no sul da Califórnia ), o single-player história segue três criminosos e os seus esforços para cometer assaltos, enquanto sob a pressão de uma agência governamental. O projeto de mundo aberto permite que os jogadores andam livremente San Andreas, que inclui o campo aberto e para a cidade fictícia de Los Santos (baseada em Los Angeles ).
O jogo é jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa e seu mundo é navegado em-pé ou de veículo. Os jogadores controlam os três protagonistas de chumbo em todo o modo single-player, a alternância entre os dois durante e fora das missões. A história é emoldurado pelas seqüências de assalto, e muitas das missões têm filmar e dirigir o jogo. O jogador personagem atividades criminosas 's pode incitar uma resposta de agências de aplicação da lei, medida por um " queria sistema "que governa a agressão de sua resposta. Grand Theft Auto On-line , o multiplayer onlinemodo, permite que até 16 jogadores explorar o mundo aberto e envolver-se em cooperativas ou competitivas partidas de jogo.
Desenvolvimento começou em 2009, logo após o lançamento de Grand Theft Auto IV . A equipe de desenvolvimento imaginado Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de muitos de seus projetos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3 . uso do jogo de três protagonistas de chumbo é uma ruptura da série tradição uma escolha de design a partir dos desenvolvedores inovar na estrutura do núcleo de seus antecessores. Como parte de sua pesquisa para o mundo aberto, os desenvolvedores realizada pesquisa de campo ao redor da Califórnia ao longo do desenvolvimento e capturou imagens para a equipe de design. Deveres de Desenvolvimento foram compartilhados entre muitos dos estúdios da Rockstar em todo o mundo.
Na sequência do seu anúncio, em outubro de 2011, Grand Theft Auto V foi amplamente antecipado. No lançamento, foi aclamado por muitos críticos, com louvor particularmente dirigido para o projeto protagonista múltiplas e jogabilidade aberta. Os críticos foram polarizadas por um retratando cena de tortura e tratamento do jogo das mulheres. Alguns rotulado o jogo inerentemente violento e misógino . Grand Theft Auto V quebrou recordes de vendas da indústria e se tornou o produto de entretenimento mais vendido na história, ganhando EUA $ 800 milhões em seu primeiro dia e EUA $ 1 bilhão em seus três primeiros dias. Ele ganhou o ano elogios finais , incluindo Jogo do Ano prêmios de diversaspublicações de jogos .

Gameplay

Grand Theft Auto V é um jogo de ação-aventura jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa . Jogadores completar missões lineares cenários com objetivos definidos, para o progresso através da história. [ 7 ] Fora das missões, os jogadores podem andar livremente o mundo aberto . Composto por área de campo aberto o San Andreas e da cidade fictícia de Los Santos , o mundo de Grand Theft Auto V é maior em área do que entradas anteriores da série. [ 8 ] O mundo pode ser totalmente explorado desde o início do jogo, sem restrições, embora o progresso história desbloqueia mais conteúdo gameplay. [ 1 ]
Os jogadores usam refrega ataques, armas de fogo e explosivos para lutar contra os inimigos, e pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo. Há uma perspectiva de primeira pessoa opção de utilização dos veículos. Para acomodar o tamanho do mapa, o jogo introduz os tipos de veículos ausente em seu antecessor Grand Theft Auto IV , como aeronaves de asa fixa . [ 9 ] Em combate, auto-aim e um sistema de cobertura pode ser usado como auxílio contra os inimigos. [ 10 ] Os jogadores devem tomar dano, seu medidor de saúde vai gradualmente regenerar a seu ponto até a metade. Se os jogadores cometem crimes durante o jogo, as autoridades policiais podem responder como indicado por um " queria "meter no head-up display (HUD). [ 11 ] No medidor, as estrelas exibidos indicam o nível de procurado atual (por exemplo, no o nível máximo de cinco estrelas, os esforços de aplicação da lei para incapacitar os jogadores tornam-se muito agressivo). Os policiais vão procurar jogadores que deixam a vizinhança procurado. O medidor de procurado entrar em um modo cooldown e eventualmente recua quando os jogadores são escondidos da linha dos oficiais de visão (como apresentado no mini-mapa ). [ 12 ]
O modo single-player permite aos jogadores controlar três personagens: Michael De santa, Trevor Philips e Franklin Clinton criminosos cuja interconexão histórias como eles completar missões. Algumas missões são concluídas com apenas um personagem e outros apresentam dois ou três. Ao longo de single-player, os jogadores podem alternar entre os protagonistas à vontade por meio de uma bússola direcional no HUD. O jogo pode alternar entre os personagens automaticamente missões single-player para completar certos objetivos. Bússola de um personagem avatar . irá piscar em vermelho, se ele está em perigo e precisa de ajuda, e flash branco, se ele tem uma vantagem estratégica [ 13 ] embora os jogadores completar missões como qualquer um dos três protagonistas, as missões de assalto mais difíceis requerem ajuda de AI - cúmplices controlados com conjuntos de habilidades únicas, como a pirataria informática ou de condução. Se um cúmplice sobrevive a um assalto bem sucedido, eles levam um corte da recompensa em dinheiro [ 14 ] e podem estar disponíveis para missões posteriores com melhorias para suas habilidades únicas. [ 15 ] O jogo estimula a diferenciação na missão assalto estratégias, por exemplo, em uma assalto missão, os jogadores podem ou furtivamente subjugar civis com um agente ou visivelmente invadir o local com armas em punho. [ 16 ]
O personagem do jogador se agachou atrás de um veículo, enquanto em combate.  Os elementos head-up display são visíveis na tela.
Os jogadores podem se esconder atrás de objetos durante tiroteios para evitar tomar dano dos inimigos
Cada personagem tem um conjunto de oito habilidades que representam a sua capacidade em determinadas áreas, como tiro e de condução. Embora os jogadores a melhorar as habilidades dos personagens como eles jogam, cada personagem tem uma habilidade com a experiência por padrão (por exemplo, a habilidade de Trevor voar). [ 17 ] O oitavo habilidade "especial" determina a eficácia na realização de uma habilidade que é única para cada personagem respectivo. Michael entra bullet time em combate, Franklin desacelera o tempo durante a condução, e Trevor lida duas vezes mais danos aos inimigos ao tomar a metade em combate. [ 18 ] Um medidor no HUD de cada personagem esgota quando a capacidade está sendo usado e, gradualmente, regenera ao longo do tempo. [ 19 ]
Embora livre de roaming o mundo do jogo, os jogadores podem participar de atividades específicas ao contexto, comomergulho submarino ou salto BASE via pára-quedas. Cada personagem tem um Smartphone para entrar em contato com os amigos, as atividades de iniciar e acessar um Internet no jogo. [ 19 ] A Internet permite que os jogadores o comércio de ações por meio de um mercado de ações . [ 20 ] Os jogadores podem adquirir propriedades como casas e empresas, atualizar as armas e veículos no arsenal de cada personagem e personalizar sua aparência através da compra de roupas, cortes de cabelo, tatuagens e jóias. [ 21 ]
Desenvolvido em conjunto com o modo single-player, o modo multiplayer on-line Grand Theft Auto On-line foi concebido como uma experiência separada para ser jogado em um mundo em constante evolução. [ 22 ] Até 16 jogadores circulam livremente através de uma re-criação do único mundo-jogador e entrar lobbies para concluir os trabalhos (modos competitivos e cooperativos baseados em histórias). [ 23 ] O conjunto de ferramentas Content Creator permite que os jogadores criem seus próprios parâmetros para trabalhos personalizados, como pistas de corrida e deathmatch arma pontos de desova . [ 24 ] Os jogadores podem banda juntos em equipes organizadas jogador chamado tripulações para concluir os trabalhos em conjunto. Rockstar Games Social Clube estende tripulações formadas em Max Payne 3 ' modo multiplayer s ao de Grand Theft Auto On-line . Os jogadores podem criar suas próprias equipes e juntar-se cinco total. Crews vencer as partidas multiplayer para ganhar pontos de experiência e subir ranking online . [ 25 ]

Enredo

Nove anos depois de um assalto mal-sucedido em Ludendorff, Norte Yankton, que deixou dois de seus cúmplices mortos e forçou um terceiro a se esconder, o ex-ladrão de bancos Michael Townley está vivendo sob proteção a testemunhas com sua família em Los Santos , San Andreas, sob o pseudônimo de Michael De Santa. Franklin Clinton, que trabalha como um homem repo para uma concessionária de carros ao lado de seu melhor amigo Lamar Davis, é pedido para recuperar um carro do filho de vinte anos de idade, de Michael Jimmy, que está atrasado em seu pagamento do empréstimo. Corretamente deduzir que seu filho está prestes a se tornar uma vítima de fraude de crédito , Michael confronta Franklin e ordena que ele bater o carro através da concessionária. Franklin é demitido, mas ele e Michael se tornam amigos. Quando Michael descobre que sua mulher Amanda na cama com seu treinador de tênis, ele e Franklin perseguir o homem a uma mansão, que Michael destrói com raiva. O dono da mansão, o barão da droga mexicano Martin Madrazo, exige uma compensação, então Michael e Franklin realizar um assalto joalheria para pagar suas dívidas. Único parceiro sobrevivente de Michael no roubo Ludendorff, Trevor Philips , ouve do assalto de jóias e percebe que Michael morte foi falsificada e que o assalto foi sua obra. Os dois reunite após Trevor acompanha Michael para baixo em Los Santos.
As vidas pessoais dos protagonistas começam a espiral fora de controle. Ressurgimento inesperado de Trevor desencadeia comportamento imprudente e errático em Michael, o que leva a sua família para sair. Tentativas de Michael para fazer algo de si mesmo trazê-lo em conflito com Devin Weston, um bilionário investidor ecomprador de corporações que desenvolve um rancor contra ele e jura vingança. Franklin torna-se perturbado pela maneira Lamar cai sob a influência de gangster Harold "Stretch" José, que desertou para uma gangue rival na prisão e repetidamente tenta matar Lamar para provar a si mesmo para seus novos irmãos. Esforços imprudentes de Trevor para consolidar seu controle sobre vários mercados negros em Blaine County vê-lo entrar em guerra contra o capítulo San Andreas de The Lost proibir moto clube , uma série de gangues da América Latina rua, rivais meth comerciantes, mercenários patrocinadas pelo governo e Triad chefão Wei Cheng.
Agentes do governo FIB Dave Norton e Steve Haines em contato com Michael e exigir que ele realizar uma série de operações com Franklin e Trevor para minar uma agência rival, o IAA. [ um ] Sob a direção de Haines, eles atacam um comboio blindado levando os fundos destinados ao IAA e assaltar um banco que contém a folha de pagamento para todos os policiais corruptos e funcionários públicos em Los Santos. Michael e Trevor realizar um trabalho para o traficante Madrazo, e Trevor exige compensação por seus esforços. Ele sequestra a esposa de Madrazo vez, obrigando-se e Michael temporariamente a se esconder. Como Haines vem sob escrutínio crescente de seus métodos, ele os obriga a se infiltrar na sede da FIB e apagar qualquer evidência que está sendo usado contra ele a partir de seus servidores. Michael aproveita a oportunidade para limpar todos os dados em suas próprias atividades no processo, destruindo a alavancagem da Haines sobre ele.Depois de Trevor retorna a esposa de Madrazo, o trio começar a fazer planos para a sua façanha mais ousada de sempre: invadir reserva barras de ouro do Depository da União Europeia.
Depois de voltar para Los Santos, Michael faz as pazes com a sua família e eles começam a viver juntos novamente. Trevor, no entanto, descobre que um ex-heist cúmplice Ludendorff não estava na prisão quando ele foi levado a acreditar, mas morreu durante o assalto e enterrado no túmulo marcado para Michael.Sentimentos de Trevor de traição causa atrito dentro do grupo e ameaçam minar seus planos de Depósito da União Europeia. Quando Michael e Norton são capturados em um mexicano impasse entre o FIB, IAA e empresa de segurança privada Merryweather, Trevor ajuda na sua fuga, sustentando que só ele tem o direito de matar Michael. Apesar de não perdoar Michael, Trevor ainda quer realizar o assalto Depository União; a dupla concorda em separar depois.
O assalto Depository União é concluída com êxito, mas Franklin é abordado por duas partes separadamente, que exigem que ele matar Trevor ou Michael. Haines e Norton afirmam que Trevor é um passivo, e Weston quer vingança pela traição de Michael. Franklin tem três opções: matar Michael, Trevor matar ou matar nenhum e enfrentar seus inimigos juntos. Se Franklin matar ou Michael ou Trevor, ele deixa o contato com o sobrevivente e retorna à sua antiga vida. [ 27 ] [ 28 ] Ele deve matar nenhum dos dois, o trio juntar forças para resistir a um ataque do FIB e Merryweather antes de ir para matar Weston, Stretch, Cheng e Haines. Com todos os seus inimigos eliminados, os três deixam trabalhar juntos, mas continuam amigos. [ 29 ]

Produção

Desenvolvimento

Rockstar North começou a desenvolver Grand Theft Auto V em 2009, após o lançamento de Grand Theft Auto IV . [ 5 ] O desenvolvimento foi conduzido por uma equipe de mais de 1.000 pessoas, incluindo equipe principal do Rockstar North e funcionários da empresa-mãe Rockstar Games 's estúdios ao redor do mundo.[ 30 ] O jogo é executado no proprietária Rockstar avançada Game Engine (RAGE), que foi reformulado para o jogo para melhorar suas empate distância recursos de renderização. [ 31 ] O Euphoria e Bala animação adicional alça de software e tarefas de renderização . [ 32 ] Depois de se familiarizar com o PlayStation 3 e Xbox 360 hardware ao longo do tempo, a Rockstar descobriu que eles foram capazes de empurrar as capacidades gráficas dos consoles mais longe do que em jogos anteriores. [ 4 ] estimativas de analistas colocar o desenvolvimento combinado e orçamento de marketing do jogo em mais de £ 170.000.000 (EUA 265.000.000 $), o que tornaria o jogo mais caro já feito na época. [ 33 ] [ b ]
O design do mundo aberto e in-game tornar constituiu grande parte do trabalho no início do jogo. [ 35 ] O mundo aberto foi inspirado no sul da Califórnia e Los Angeles . [ 36 ] membros-chave do jogo de equipe produção mundial levou viagens de campo de pesquisa em toda a região e documentada a sua pesquisa com fotografia e vídeo. [ 4 ] Google Maps projeções de Los Angeles foram utilizados pela equipe para ajudar a projetar as redes de estradas de Los Santos. [ 31 ] [ 37 ]Para refletir e reproduzir a distribuição demográfica de Los Angeles , os desenvolvedores também estudou dados do censo e documentários assisti sobre a cidade.[ 31 ] A equipe considerou a criação do mundo aberto, o aspecto mais tecnicamente exigente da produção do jogo. [ 5 ]
A meta do projeto fundamentais desde o início era de inovar na estrutura central do Grand Theft Auto jogos, dando aos jogadores o controle de três protagonistas de chumbo em vez de um. [ 35 ] A ideia foi levantada pela primeira vez durante o Grand Theft Auto: San Andreas ' desenvolvimento s, mas restrições de hardware contemporâneos tornou inviável. [ 38 ] Tendo desenvolvido dois Grand Theft Auto IV pacotes de expansão episódica com novos protagonistas, em 2009, a equipe queria basear Grand Theft Auto V em torno de três protagonistas controlados simultaneamente. [ 9 ] A equipe de visto Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de muitos de seus jogos anteriores (como o Grand Theft Auto IV , Red Dead Redemption e Max Payne 3 ), e projetou para melhorar sua mecânica de jogo. [ 13 ] [ 39 ] Eles tentaram melhorar a ação jogabilidade refinando os mecanismos de disparo e sistema de cobertura, [ 40 ] e reformulado a mecânica de condução para corrigir Grand Theft Auto IV ' comandos do veículo difíceis s. [ 31 ]
Depois de um processo de audição, Ned Luke, Shawn "Solo" Fonteno e Steven Ogg foram selecionados para retratar Michael, Franklin e Trevor, respectivamente.[ 41 ] Seus desempenhos foram em sua maioria gravados utilizando captura de movimento tecnologia, [ 42 ] mas o diálogo para cenas com personagens assentada em veículos foi gravado em estúdios em seu lugar. [ 43 ] Grand Theft Auto V é a primeira entrada da série a contar com uma trilha sonora original , composta por uma equipe de produtores que colaboram uns com os outros, ao longo de vários anos. [ 44 ] música Licenciado fornecido por uma rádio no jogo também é usado.[ 45 ] A equipe licenciou mais de 241 trilhas compartilhadas entre quinze estações de rádio, com um adicional de duas estações que fornecem programas de rádio .Algumas das faixas foram escritas especificamente para o jogo, como o rapper e produtor Flying Lotus trabalho original do composto para a estação de rádio FM FlyLo ele rege. [ 6 ]
Grand Theft Auto V foi anunciado pela Rockstar Games em 25 de outubro de 2011. [ 46 ] Eles lançaram seu trailer de estreia uma semana depois, [ 47 ] com um comunicado de imprensa oficial reconhecendo a configuração do jogo. [ 48 ] Os jornalistas observaram que o anúncio acendeu generalizada antecipação na indústria de jogos, que devido ao significado cultural da série. [ 49 ] [ 50 ] [ 51 ] O jogo perdeu a sua projetada Q2 2013 data de lançamento original, empurrado para trás a 17 de Setembro de 2013 para permitir uma maior polimento. [ 52 ] Para estimular pré-encomenda de vendas do jogo, Rockstar colaborou com vários pontos de venda para fazer uma edição especial com extras características do jogo. [ 53 ] Rockstar também correu um marketing viral estratégia com um site para um culto religioso de ficção, "O Epsilon Programa ", que oferecia aos usuários a chance de recurso no jogo como membros do culto. [ 54 ]

Conteúdo adicional

Conteúdo pós-libertação é continuamente adicionados ao Grand Theft Auto on-line e no modo single-player de Grand Theft Auto V através de atualizações de títulos gratuitos. A atualização Beach Bum, lançado em 19 de novembro de 2013, adicionou mais empregos de praia com temas e conteúdos personalização para os jogadores. [ 55 ] Em dezembro, a Rockstar anunciou que planeja lançar conteúdos descarregáveis ​​em 2014 que expande o modo single-player e cria nova história para os personagens principais. [ 56 ] O Deathmatch & Race Criadores atualização foi lançada em 11 de dezembro de 2014 e permite que os jogadores criem seus próprios deathmatches e raças. [ 57 ] A captação atualização foi lançada em 17 de dezembro de 2013 e acrescenta uma nova equipe de base capturar a bandeiramodo chamado Capture. [ 58 ] Em 24 de dezembro de 2013, a atualização de presentes do feriado adicionado Natal artigos temáticos para o modo online. Ele também deu aos jogadores descontos em veículos no jogo, armas, apartamentos e outros itens. Os itens e descontos estavam disponíveis até 5 de Janeiro de 2014. A atualização também acrescentou queda de neve para o mundo do jogo durante o Natal. [ 59 ]
Coincidindo com o 2014 Dia dos Namorados , o Valentine do Massacre do Dia de atualização especial lançado em 13 de fevereiro de 2014 acrescentou Bonnie e Clyde conteúdo com temas para o jogo por um tempo limitado, até o final de fevereiro de 2014. [ 60 ] [ 61 ] A atualização de Negócios, lançado em 4 de março de 2014, acrescentou vários itens temáticos de negócios para o jogo. [ 62 ] Em 11 de abril de 2014, a atualização de Captura Creator foi lançado que adicionou a capacidade para que os jogadores criem seus próprios trabalhos de captura usando o criador do conteúdo. [ 63 ] A atualização High Life lançado em 13 de maio de 2014 acrescentou novos veículos, roupas e armas. Ele também acrescentou novos apartamentos, a capacidade de comprar duas propriedades em qualquer momento ea estatística gameplay do Estado Mental, que monitora o comportamento dos jogadores no jogo. [ 64 ] O que eu não sou uma atualização Hipster foi lançado em 17 de junho de 2014 e acrescentou moderno -temático itens de personalização e veículos retro-temáticos e armas. [ 65 ] [ 66 ]

Relançamento aprimorado

A cidade de Los Santos que está sendo processado no PlayStation 4, à esquerda, eo PlayStation 3, à direita.  Efeitos de textura, iluminação melhorada e desenhar distâncias são visíveis na versão PS4.
Uma comparação entre o PlayStation 4 versões (direita) do jogo (esquerda) e PlayStation 3. O relançamento reforçada apresenta maiores distâncias empate e texturas de maior resolução do que as versões originais.
Na E3 2014 , um relançamento do jogo foi anunciado, programado para ser lançado no segundo semestre de 2014 para Microsoft Windows , PlayStation 4 e Xbox One . Esta versão melhorada do jogo apresenta uma maior distância empate, mais finos detalhes da textura, o tráfego mais denso e maior resolução , bem como a nova fauna, vegetação e efeitos meteorológicos atualizados. Os jogadores são capazes de transferir personagens e progressão de Grand Theft Auto on-line do Xbox 360 e PlayStation 3 para as novas plataformas. Além disso, a versão do Windows possui um editor de replay que permite aos jogadores criar videoclipes de sua jogabilidade.[ 67 ]

Recepção

A resposta da crítica

hide ]Grand Theft Auto V recepção
Pontuação global
AgregadorContagem
GameRankings(PS3) 97% [ 68 ]
(X360) 96% [ 69 ]
Metacritic97/100 [ 70 ] [ 71 ]
Pontuações comentário
PublicaçãoContagem
Borda10/10 [ 72 ]
Eurogamer9/10 [ 73 ]
Game Informer9.75/10 [ 74 ]
GameSpot9/10 [ 75 ]
IGN10/10 [ 76 ]
Joystiq4.5 / 5 estrelas[ 77 ]
Jogue Revista97/100 [ 78 ]
The Escapist3.5 / 5 estrelas[ 79 ]
Grand Theft Auto V foi lançado para aclamação da crítica. [ 80 ] Entre os seus pontos fortes, os revisores citou sua fórmula protagonista múltipla, apresentação e jogabilidade de mundo aberto. De acordo com a revisão agregador Metacritic , o jogo recebeu uma pontuação média comentário de 97/100 para ambos os consoles.[ 70 ] [ 71 ] É o jogo de quinta mais alta nominal no Metacritic, amarrado com uma série de outros jogos. [ c ]GameRankings atribuiu uma pontuação média comentário de 97% e 96% para o PlayStation 3 e Xbox 360, respectivamente. [ 68 ] [ 69 ] Ele também é um dos jogos mais bem classificado no GameRankings. [ d ]
Revisores elogiaram o caráter comutação mecânico. Jeff Bakalar de c | net senti que o jogo incentivou os jogadores a se envolver com todos os três personagens. [ 83 ] Borda equipe descobriu que os jogadores de comutação foi útil para evitar longos tempos de viagem para pontos de início da missão. [ 72 ] comutação de caracteres foi considerado para melhorar a ritmo das sequências de ação, bem como, e Matt Bertz da Game Informer observou que os jogadores são mantidos "no meio da ação" durante tiroteios. [ 74 ] Tom Bramwell deEurogamer escreveu que a mudança acrescentou um elemento tático para tiroteios desde personagens criados em postos estratégicos resultaria em menos situações de "galeria de tiro" do que parcelas anteriores. [ 73 ] Keza MacDonald da IGN semelhante sentiu que o recurso deu aos jogadores mais opções na sua abordagem e fez missões menos previsível. [ 76 ]
Jeff Gerstmann de Giant Bomb consideradas as missões de assalto um desvio bem-vinda a estrutura típica missões da série. [ 84 ] Eurogamer ' Bramwell s sentiram que os assaltos sentia como "de grande sucesso lances de bola parada", [ 73 ] e Carolyn Petit da GameSpot citou o filme de 1995 de calor como uma influência estilística em seu design. [ 75 ] Xav de Matos de Joystiq sentiu criatividade e abordagens metodológicas foram incentivados. [ 77 ] Chris Plante de Polygon comparou caráter rápida mudança durante as missões de assalto a "edição de filme, com o jogador servindo como editor, alternando rapidamente para a perspectiva mais interessante para qualquer momento ". [ 85 ] Andy Kelly de computador e jogos de vídeo senti que o design global da missão era mais diversificada do que e não tinha os recados de escolta de seus antecessores. [ 86 ]
O personagem do jogador com a sua volta para a câmera, ea expansão de um centro urbano da cidade, em frente a eles.
Los Santos, a cidade destaque em mundo aberto do jogo. Revisores elogiaram seu design e semelhança de Los Angeles. A partida de Grand Theft Auto IV ' s Liberty City foi bem recebido.
Revisores elogiaram o projeto de mundo aberto, alguns elogiando ainda mais o jogo para a racionalização da geografia do Los Angeles em um espaço da cidade bem projetada. [ 12 ] [ 73 ] Brandon Jones de GameTrailers considerada a emulação de Los Angeles autêntico, e sentiu o mundo aberto está "cheio de voz e personalidade". [ 87 ] Borda dirigido louvor na fidelidade gráfica e ausência de telas de carregamento . [ 72 ] Lucas Albiges de Reprodução elogiou ainda mais as distâncias sorteio, bem como os sistemas meteorológicos e de iluminação. [ 78 ] IGN e PlayStation Official Magazine ( OPM ) fez comparações favoráveis ​​foram feitas entre Los Santos e Grand Theft Auto IV ' s Liberty City. [ 76 ] [ 88 ] Mikel Reparez da Official Xbox Revista sentiu Los Santos superou o "cinza e corajoso" Liberty City. [ 89 ] Muitos elogiaram o mundo como uma sátira da cultura americana contemporânea [ 12 ] [ 73 ] [ 76 ] [ 77 ] [ 86 ] -Joel Gregório de OPM opinou que "a crítica social mordaz é, naturalmente, presente e correta" . [ 88 ]
Revisores elogiaram o design de som. Jim Sterling do Destructoid chamou de "impecável" e elogiou o desempenho dos atores, a trilha sonora original e do uso de música licenciada. [ 12 ] IGN e Giant Bomb também elogiou a seleção de músicas licenciadas e senti que a partitura original reforçada tensão dramática durante as missões . [ 76 ] [ 84 ] Petit da GameSpot escreveu que a pontuação "empresta sabor missões mais cinematográfica". [ 75 ] Borda disse que a música licenciada reforçada "sentido já notável de espaço" da cidade e que a trilha sonora original melhorou a atmosfera do gameplay. Eles resumiu o jogo como "um compêndio de tudo o Rockstar aprendeu sobre o poder da música do jogo na última década". [ 90 ]
Muitos comentadores encontrou os veículos terrestres mais ágil e mais fácil de controlar do que em jogos anteriores. [ 72 ] [ 75 ] [ 78 ] [ 88 ] [ 89 ] "Os carros têm um bom senso de peso, mantendo a agilidade necessária para navegar com o tráfego em alta velocidade ", Bertz da Game Informer explicou. [ 74 ] Além da movimentação de veículos, a maioria dos usuários conhecida a mecânica de tiro foram mais apertado do que tinham sido nos jogos anteriores, [ 74 ] [ 75 ] [ 76 ] mas Destructoid de Sterling sentiu que, apesar das melhorias, auto-objetivo era "tiques e não confiável", e mecânica de cobertura "ainda sair como datado e pesado". [ 12 ] Alguns críticos sentiram o jogo resolveu um problema contínuo, adicionando meados de missão checkpoints . [ 73 ] [ 76 ] [ 91 ]
A história e os personagens-particularmente revisores Trevor-polarizados. Alguns sentiram que a narrativa não foi tão bem escrito como os jogos anteriores da Rockstar e citou os pontos fortes do enredo de Grand Theft Auto IV e Red Dead Redemption . [ 73 ] [ 74 ] [ 77 ] [ 89 ] Outros comentadores senti que ter vários protagonistas de chumbo com personalidades contrastantes deu a narrativa ritmo mais apertado. [ 12 ] [ 72 ] [ 76 ] [ 85 ] Hollander Cooper de GamesRadar pensou que o jogo negada inconsistências na história de entradas anteriores, cujo chumbo protagonistas único tinha atrapalhado moralidade. [ 92 ] GameSpot de Petit considerado Trevor em particular uma "verdadeiramente horrível, terrível, psicótico ser-humano e um personagem fantástico". [ 75 ] Bramwell encontrado Trevor "superficial e pouco convincente", e sentiu que suas excentricidades ferir a narrativa e ofuscou Michael e desenvolvimento do caráter de Franklin. [ 73 ] do Joystiq de Matos criticada falta de carisma dos protagonistas, e encontrou a ambivalência entre Michael e Trevor um enredo cansado como o conflito se transformou em um "ciclo aparentemente sem fim". [ 77 ] Greg Tito de The Escapist teve dificuldade para se conectar com as emoções dos personagens, uma vez que agiu por ganância sem nenhum senso de moralidade e, portanto, deu aos jogadores pouca razão para apoiá-los. [ 79 ]

Lançamento Multiplayer

Ver artigo principal: Grand Theft Auto On-line
hide ]Grand Theft Auto Online recepção
Pontuação global
AgregadorContagem
GameRankings(X360) 82% [ 93 ] [ e ]
Metacritic(PS3) 83/100 [ 95 ]
(X360) 80/100 [ 96 ]
Pontuações comentário
PublicaçãoContagem
Destructoid7/10 (8 de Outubro de 2013) [ 97 ]
GameSpot6/10 (5 de Maio de 2014) [ 98 ]
7/10 (11 Outubro de 2013) [ 99 ]
VideoGamer.com9/10 (25 de Outubro de 2013) [ 100 ]
Digital Spy3/5 estrelas(17 de Outubro de 2013)[ 101 ]
GRY-OnLine7.5/10 (11 Outubro de 2013) [ 102 ]
Grand Theft Auto on-line lançado em 1 de outubro de 2013, duas semanas após o lançamento de Grand Theft Auto V . [ 103 ] Muitos jogadores relataram que tiveram dificuldades para se conectar aos servidores do jogo e do serviço web Social Club, e outros relataram, ainda, que o jogo iria congelar ao carregar as missões iniciais.[ 104 ] [ 105 ] Rockstar lançou um patch técnico em 5 de outubro, em um esforço para resolver as questões. [ 106 ] Omicrotransações sistema, que permite aos jogadores comprar conteúdo jogo usando dinheiro real, também foi suspenso como uma falha de segurança. [ 107 ] Problemas persistem na segunda semana após o lançamento, e alguns jogadores relataram seu progresso jogador-personagem como tendo desaparecido. [ 108 ] Outra técnica de patch foi lançado em 10 de outubro combater os problemas, e os jogadores estavam enfrentando problemas de disse para não recriar seus avatares multiplayer. [ 109 ] Como recompensa para as questões técnicas, a Rockstar ofereceu um estímulo de GTA $ 500.000 (moeda do jogo) para as contas de todos os jogadores conectados alinha desde o lançamento. [ 110 ] Take-Two Interactive , controladora da Rockstar, afirmou que até fevereiro de 2014, 70 por cento dos jogadores com acesso à Internet tinha jogado Grand Theft Auto on-line , e que o sistema de microtransações do jogo foi o maior contribuinte para a receita digital da empresa, desde o lançamento deGrand Theft Auto On-line . [ 111 ]
Por causa das questões técnicas difundidas presentes no lançamento, muitos críticos lamentaram sua experiência com Grand Theft Auto On-line . [ 99 ] [ 102 ] Chris Carter de Destructoid criticou o "lançamento messy" e sentiu que a Rockstar deve ter atrasado ele. [ 97 ] IGN de MacDonald considerou suas sessões iniciais de jogo em Grand Theft Auto On-line "desastrosa", [ 112 ] e Liam Martin de Digital Spy informou falhas, incluindo a perda de seus dados de caracteres. Apesar de elogiar geralmente o alcance da experiência, ele considerou Grand Theft Auto On-line abaixo do esperado, como dívida de pré-lançamento antecipação deixe que suas questões técnicas. [ 101 ] O sistema de criação de personagem foi muito criticado pelos críticos, que achavam que o sistema só produziu pouco atraente avatares. [ 97 ] [ 101 ] [ 102 ] [ 112 ] MacDonald da IGN observou um "ritmo viciante" a progressão do personagem e estava entusiasmado com algumas das missões de trabalho, embora a maioria se tornou monótono. [ 112 ] Petit da GameSpot concordou com MacDonald , escrevendo que "no início, suas opções de missão são dominados por branda última equipe estar deathmatches ". [ 99 ] No entanto, os revisores geralmente reconhecido o open-ended exploração e conteúdo dinâmico como a força de Grand Theft Auto On-line . [ 99 ] [ 101 ] [ 112 ] Jon Denton de VideoGamer.com estava particularmente entusiasmado, e escreveu que o "infinito" da jogabilidade compensava as questões técnicas. [ 100 ]

De vendas

Dentro de vinte e quatro horas de seu lançamento, Grand Theft Auto V gerado mais de US $ 800 milhões em receita em todo o mundo, o que equivale a aproximadamente 11,21 milhões de cópias vendidas para Take Two. [ 113 ] [ f ] Os números quase dobraram as expectativas dos analistas para o título. [ 115 ] [ 116 ]Três dias após o lançamento, o jogo superou um bilhão de dólares em vendas, tornando-se o produto de entretenimento mais vendido da história. [ 117 ] [ g ] Seis semanas após o seu lançamento, a Rockstar tinha enviado cerca de 29 milhões de cópias do jogo para os varejistas, que exceda os valores da vida de Grand Theft Auto IV . [ 119 ] Em 7 de outubro de 2013, o jogo tornou-se o lançamento digital mais vendido em PlayStation Store para a PlayStation 3, quebrando o recorde anterior estabelecido por The Last of Us , embora os valores numéricos de vendas não foram divulgados. [ 120 ] [ 121 ] Ele quebrou sete Guinness World Records em 8 de outubro de 2013: mais vendido video game em 24 horas, best-seller de ação e aventura vídeo game em 24 horas, maior bilheteria de vídeo jogo em 24 horas, a propriedade de entretenimento mais rápido a arrecadar US $ 1 bilhão mais rápido jogo de vídeo para arrecadar $ 1 bilhão, maior receita gerada por um produto de entretenimento em 24 horas, e reboque mais vistos por um vídeo game de ação e aventura. [ 122 ] A versão digital foi lançado em 18 de outubro de 2013 para o Xbox 360, [ 123 ] , que passou a se tornar a maior bilheteria do dia-um e semana e um lançamento em Xbox Live . [ 124 ]
No Reino Unido, o jogo tornou-se o jogo mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 2,25 milhões de cópias em cinco dias. Isso quebrou o recorde estabelecido pelo Call of Duty: Black Ops em dois milhões de cópias no mesmo período. Ele também quebrou o dia, um recorde com a venda de 1,57 milhão de cópias e gerar R $ 65 milhões. [ 125 ] Em duas semanas, o jogo vendeu mais de 2,6 milhões de cópias e gerou £ 90.000.000, o que representou 52% dos jogos vendidos setembro de 2013. [ 126 ] Depois de três semanas de venda, ele venceu as vendas da vida de Grand Theft Auto IV no Reino Unido. [ 127 ] Em sua quarta semana, tornou-se o título de venda mais rápida a quebrar a barreira de três milhões no Reino Unido, assim ultrapassando as vendas da vida de Black Ops II .[ 128 ] O jogo foi igualmente bem sucedido na América do Norte: Grand Theft Auto V foi o jogo mais vendido em setembro de 2013, representando mais de 50% das vendas de software [ 129 ] e impulsionar as vendas globais de software por 52 % em relação a setembro de 2012. [ 130 ]

Prêmios

Grand Theft Auto V recebeu várias indicações e prêmios de publicações de jogos . Antes de seu lançamento, ele recebeu a maior parte do jogo antecipado para os2012 Spike Video Game Awards . [ 49 ] O jogo foi rever os agregadores Metacritic e Game Rankings 'mais bem cotados para o ano de 2013. [ 131 ] [ 132 ] O jogo apareceu em vários anos de listas finais dos melhores jogos de 2013, recebendo vitórias do jornalista independente Tom Pintinho , [ 133 ] c | net [ 134 ] Borda , [ 135 ]os 31 Prêmio Golden Joystick , [ 136 ] os 5 º Prêmio Anual Dentro de jogos [ 137 ] a Pico VGX 2013 Prêmios , [ 138 ] Slant Magazine [ 139 ] e Tempo . [ 140 ] Ele também foi nomeado o Melhor Jogo de Xbox por Canada.com , [ 141 ] GameSpot, [ 142 ] e IGN, [ 143 ] e Melhor Multiplataforma Jogo por Destructoid. [ 144 ] Rockstar Games e Rockstar North ganhou Melhor Estúdio e Melhor Desenvolvedor de Borda , [ 145 ] eo BAFTA Oscar Fellowship nos 10 British Academy Video Games Prêmios . [ 146 ]
Vários elementos do jogo foram reconhecidos com prêmios. Dois personagens, Trevor Philips e Lamar Davis , recebeu inúmeras indicações de Melhor Caráter e Lamar ganhou o prêmio de Giant Bomb. [ 147 ] A música também recebeu prêmios do Pico VGX, [ 138 ] hardcore Gamer [ 148 ] e The Daily Telegraph . [ 149 ] Grand Theft Auto on-line ganhou Melhor Multiplayer do GameTrailers [ 150 ] e BAFTA, [ 146 ] e Melhor Xbox 360 Multiplayer do IGN. [ 151 ] on-line também foi indicado para maior decepção pela Revolução jogo [ 152 ] e hardcore Gamer . [ 153 ] Grand Theft Auto V ganhou Melhor Realização Técnica nas Telegraph Video Game Awards,[ 149 ] e Melhor Tecnologia na 14 ª Annual Game Developers Choice Awards . [ 154 ] O design gráfico e artístico também recebeu prêmios da IGN, [ 155 ] A Daily Telegraph [ 149 ] e BAFTA, [ 146 ] e uma indicação no Game Developers Choice Awards. [ 154 ]
Grand Theft Auto V também recebeu inúmeros outros prêmios. Foi premiado com o título de mais imersiva de jogo no jogo concessões internas. [ 137 ] O público em geral também votou para o jogo para receber alguns elogios, como o Prêmio Escolha do usuário nos Prémios PlayStation 2013, [ 156 ] ea escolha Comunidade prêmio do Destructoid. [ 157 ] Grand Theft Auto V recebeu o Prêmio Platinum no PlayStation Awards, [ 156 ] e foi nomeado o Melhor Jogo britânico de BAFTA. [ 146 ]No IGN de Melhor de 2013 Awards, que recebeu várias vitórias, incluindo Melhor Gráficos Xbox 360, [ 155 ] Melhor Xbox 360 Sound, [ 158 ] e Melhor Jogo de Acção para a Xbox 360, [ 143 ] PlayStation 3 [ 159 ] e, em geral. [ 160 ]

Controvérsias

Representação de tortura

Um homem está amarrado a uma cadeira virada com um pano escondendo seu rosto.  Personagem do jogador Trevor está sobre ele com uma lata, prestes a derramar água sobre seu rosto.  Uma mensagem de texto no canto superior esquerdo lê "Segure [vara esquerda] para derramar a água."
A missão "by the book" envolve uma seqüência na qual os jogadores usam técnicas de tortura, incluindo waterboardingpara interrogar um homem. A seqüência inflamado debate entre os jornalistas, que observou a função da missão de comentário político. Alguns sentiram que o uso da tortura era de mau gosto, mas outros achavam que era necessário que o propósito da sequência.
A missão "by the book" gerou polêmica entre críticos e comentaristas para sua descrição de tortura . Na missão, Trevor interroga um homem, o Sr. K, para extrair informações sobre um fugitivo do Azerbaijão, que representa uma ameaça para o FIB. Trevor utiliza equipamentos de tortura no homem contido, que o jogador deve escolher a partir de uma tabela. Uma vez que o Sr. K fornece a FIB com as informações, Trevor é convidado a matá-lo, mas em vez disso o leva ao aeroporto, proporcionando-lhe uma oportunidade de escapar. Durante a condução Mr K, Trevor monólogos sobre a ineficácia da tortura, destacando a disponibilidade do Sr. K para suprir a FIB com as informações sem ser torturado, e expressando que a tortura é usada como um jogo de poder "para nos afirmar". [ 161 ]
Revisores ecoou que enquanto a missão serviu como comentário político sobre o uso da tortura pelo governo dos Estados Unidos , o uso de tortura era de mau gosto. Petit da GameSpot sentiu que colocando a cena de tortura em contexto com o monólogo criado uma hipocrisia em função da missão como um dispositivo de comentário, [ 75 ] e MacDonald da IGN sentiu que "extrapolou os limites do bom gosto". [ 76 ] Em um editorial, Bramwell discutido se o comentário político foi ofuscado pelo conteúdo violento, comparando a missão de Call of Duty: Modern Warfare 2 " s "No Russian "controvérsia. Ele considerou a seqüência sem contexto suficiente para justificar sua violência e resumiu sua função como "defeituoso". [ 162 ] Keith Best of Freedom from Torture disse o torturador role-play "cruzou uma linha".[ 163 ] Trabalho MP Keith Vaz expressou preocupação que os jogadores menores de idade poderiam ser expostos à missão. [ 164 ] Tom Pintinho defendeu a seqüência de tortura, e escreveu que, ao contrário do "No Russian" missão ou o filme de 2012 Zero escuro Trinta , o comentário político subjacente sobre a tortura no "by the book" exigiu o conteúdo violento. [ 26 ]

As acusações de sexismo

Alguns críticos concluíram que a descrição do jogo das mulheres é misógino . Em sua revisão, Petit de GameSpot observou tons misóginas no tratamento de mulheres como "strippers, prostitutas, esposas longanimidade, namoradas sem graça e pateta, as feministas da nova era", e sentiu que a representação satírica de misoginia legitima-lo. [ 75 ] Sua crítica foi recebida com folga como os usuários responderam com 20.000 comentários negativos em grande parte na página web e uma Change.org petição para sua demissão. [ 165 ] Da mesma forma, Plante de Polygon sentiu que as personagens femininas de apoio foram construídos em estereótipos, e escreveu que do jogo "tratamento das mulheres é uma relíquia da atual geração". [ 85 ] Todd Martens do Los Angeles Times considerou as representações satíricas de mulheres sem criatividade, e acrescentou que os temas violentos e sexistas ferir a experiência de jogo. [ 166 ] Borda observou enquanto que "existe cada fêmea no jogo apenas para ser zombou, olhou de soslaio ou riam", ele tratava seus personagens principais de todos os homens em uma veia similar através de suas tendências estereotipadas em relação à violência. [ 72 ] Dave Cook, VG247 reforçou o sentimento de que as personagens femininas foram construídos em estereótipos em um editorial: "Eles estão ou não a ser resgatado, gritou, fodido, para ser visto, porra, aturar, mortos, ouviu tagarelando fora como idiotas em seus telefones celulares ou de compras". [ 167 ]
Mas é o argumento deles [dos críticos] que, em um jogo sobre gangsters e bandidos e vida nas ruas, há prostitutas e strippers, que isso é inapropriado? Eu não acho que se deleitam com os maus-tratos de mulheres de todo. Eu só acho que no mundo em que está representando, em Grand Theft Auto , que é o caso.
"
"
Dan Houser, escritor principal Rockstar e VP para criativo, The New York Times , 09 de novembro de 2012 [ 168 ]
Petit de comentários de GameSpot ea reação contra os levou uma discussão mais ampla sobre o papel das mulheres na Grand Theft Auto V e defensiva da comunidade de jogos para as críticas.[ 169 ] [ 170 ] Rob Fahey de GamesIndustry.biz sentiu que o debate sobre os jogos 'temático preocupações podem tornar-se estigmatizado se gamers oposição crítica, escrevendo: "Este não é apenas sobre as mulheres-é roubar cada um de nós a oportunidade de ter inteligentes e discussões interessantes sobre como a nossa média lida com temas complexos ...... .... É frustrante, é estúpido, e é absolutamente chato e corre o risco de tornar nossos jogos estúpido e chato demais ". [ 171 ]Jornalista Tom Bissell concordou com o Petit "posição defensável", e escreveu que os jogadores responder ao jogo crítica mais agressiva do que os fãs de outros meios de entretenimento. [ 172 ]Sam Houser , da Rockstar Games co-fundador, sentiu que a equipe de desenvolvimento por vezes esquecido sua representação das mulheres em Grand Theft Auto jogos, mas que o peso para personagens masculinos "se encaixam com a história que queria dizer ". [ 173 ]

Ações judiciais

Em outubro de 2013, o artista de hip-hop Daz Dillinger emitiu uma carta de cessar-and-desist para Rockstar Games e Take-Two Interactive por supostamente usar duas de suas canções sem autorização. [ 174 ] [ h ] personalidade da televisão americana Karen Gravano da realidade programa de televisão Mob Wives entrou com uma ação contra a Rockstar Games, em fevereiro de 2014, em alegação de que um personagem do jogo é baseado em sua imagem e história e foi retratado sem o seu consentimento. [ 175 ] [ i ] Rockstar arquivado demitir processo de Gravano em abril, e afirmou que as acusações são impedidos pela Primeira Emenda . [ 176 ] Em julho de 2014, a atriz Lindsay Lohan também entrou com uma ação, alegando que elementos do jogo foram influenciados por sua linha de imagem, voz e roupas sem permissão. [ 177 ]

Legado

Os críticos concordaram que Grand Theft Auto V foi um dos melhores jogos da era da sétima geração de consoles de videogame , [ 20 ] e um grande título de encerramento antes do surgimento da oitava geração . [ 178 ] [ 179 ] Plante de Polygon observou que o jogo seria "uma ponte entre jogos" presente e futuro ", e declarou que" o fechamento desta geração, eo ponto de referência para a próxima ". [ 85 ] VideoGamer.com 's Simon Miller considerou "o último canto do cisne para este ciclo console "que iria" lançar uma longa sombra sobre o próximo ". [ 180 ] Três dias depois de seu lançamento, o jogo ficou em segundo lugar na lista da IGN "Os Top 25 de jogos Xbox 360". Editor de Ryan McCaffrey considerou que a escala eo detalhe do mundo aberto conseguiu a maioria dos outros jogos de Xbox 360.Ele escreveu que o jogo é "um triunfo tanto para os jogadores e para o próprio meio, e ele merece o seu grande sucesso". [ 181 ] hardcore Gamer colocou no número três em seus "Top 100 Jogos da Geração" lista. Eles citaram a melhoria de tiro e de condução mecânica do jogo em relação aos seus antecessores. Eles também consideraram que o projeto múltiplo protagonista "foi uma mudança bem-vinda de ritmo" e pode se tornar um ponto de referência para a oitava geração de jogos. [ 182 ] Em maio de 2014, IGN classificou Grand Theft Auto V oitavo em sua lista dos "Top 100 Jogos de uma geração ", chamando-a de" ponte enorme, barulhenta, e descontroladamente ambicioso para o [oitavo] geração de jogos de console ". [ 183 ] No mês seguinte, o jogo colocado no número três na lista dos IGN "Jogos de uma geração:. seu Top 100 ", como votado pelos leitores do site [ 184 ]

Notas e referências

Notas
  1. Ir para cima^ Em Grand Theft Auto V , o FIB e IAA são paródias ficcional do Federal Bureau of Investigation (FBI) e da Agência Central de Inteligência (CIA) , respectivamente. [ 26 ]
  2. Ir para cima^ analista de mídia Arvind Bhatia estimou que o orçamento de desenvolvimento ultrapassado EUA 137,000 mil dólares. [ 34 ] The Scotsman repórter Marty McLaughlin estimou que o orçamento combinado do desenvolvimento e esforços de marketing ultrapassado £ 170.000.000 (EUA $ 265.000.000). [ 33 ]
  3. Ir para cima^ Grand Theft Auto V compartilha seu status como o quinto mais alta nominal jogo no Metacritic com Super Mario Galaxy , Super Mario Galaxy 2 , Pro Skater Tony Hawk 2Pro Skater Tony Hawk 3 , Perfect Dark , Metroid Prime , Grand Theft Auto III , Halo: Combat Evolved e NFL 2K1 . Os jogos que estão classificados acima do Grand Theft Auto V são The Legend of Zelda: Ocarina of Time , Pro Skater Tony Hawk 2 , Soulcalibur e Grand Theft Auto IV . [ 81 ]
  4. Ir para cima^ taxas GameRankings Grand Theft Auto V como seu segundo melhor revisado PlayStation 3 jogo atrás Grand Theft Auto IV , e como o seu jogo 360 terceiro melhor revisado Xbox, por trás de seu antecessor e The Orange Box . [ 82 ]
  5. Ir para cima^ pontuação agregada de GameRankings se aplica à versão Xbox 360. A pontuação separada de 76% para a versão PlayStation 3 é baseado em uma revisão. [ 94 ]
  6. Ir para cima^ primeiro dia recorde de vendas do jogo bateu o recorde anterior, de 500.000 mil dólares estabelecido pelo Call of Duty: Black Ops II . [ 114 ]
  7. Ir para cima^ 1000 milhões dólares de receitas do jogo quebrou o recorde anterior, estabelecido pelo Call of Duty: Black Ops II ., que levou 15 dias para ultrapassar US $ 1 bilhão em vendas [ 118 ]
  8. Ir para cima^ As músicas são "C-Walk" de Kurupt e " Nothin 'But a Hit Cavi ", de Mack 10 e Tha Dogg Pound , que foram ambos produzidos pela Dillinger e incluído na estação de West Coast Classics. [ 174 ]
  9. Ir para cima^ Gravano é a filha do ex- família Gambino subchefe Salvatore "Sammy a Bull" Gravano e ela apresentou nas três primeiras temporadas da Mob Wives , que segue as mulheres cujos maridos ou pais foram presos e encarcerados por crimes relacionados com a máfia. [ 175 ]
Referências
  1. Ir até:um b Simmons, Alex (13 de Novembro de 2012). "do Grand Theft Auto 5 Unseen Mastermind" . IGN . Ziff Davis . Retirado 20 de novembro de 2012 .
  2. Ir para cima^ . Robinson, Andy (11 de Julho de 2013) "GTA 05:00: Rockstar revela novas informações em nossa entrevista especial" . computador e videogames .Retirado 25 de agosto de 2013 .
  3. Ir para cima^ francês, Michael (5 Outubro de 2013). "Inside Rockstar North - Part 3: The Tech" . Desenvolver . Retirado 6 de outubro de 2013 .
  4. Ir até:c . Bernstein, Joseph (13 de agosto de 2013) " além de tudo que já fizemos antes ": Construindo o mundo de" Grand Theft Auto V " " . BuzzFeed .Retirado 03 de setembro de 2013 .
  5. Ir até:c Hill, Matt (7 de setembro de 2013). "Grand Theft Auto V: Dan Houser atender, arquiteto de um fenômeno de jogo" . The Guardian . Retirado 09 de setembro de 2013 .
  6. Ir até:um b . Shamoon, Evan (28 de agosto de 2013) "Dentro do 'Grand Theft Auto V' Soundtrack" . Rolling Stone . Jann Wenner . Retirado 29 de agosto de 2013 .
  7. Ir para cima^ Simmons, Alex (12 de Novembro de 2012). "Grand Theft Auto V: Reinventando a Open-Mundo Livro de Regras" . IGN . Ziff Davis . Retirado 09 de abril de 2014.
  8. Ir para cima^ Hussain, Tamoor (08 de novembro de 2012). "mundo GTA V 'é maior do que Red Dead Redemption, San Andreas e GTA 4 combinado ' " . computador e videogames . Retirado 10 de novembro, 2012 .
  9. Ir até:um b . Stuart, Keith (12 de Novembro de 2012) "Grand Theft Auto V antevisão: a história por dentro" . The Guardian . Retirado 29 de agosto de 2013 .
  10. Ir para cima^ Hoggins, Tom (2 de Maio de 2013). "preview Grand Theft Auto V" . London:The Daily Telegraph . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  11. Ir para cima^ Keith, Stuart (3 de Maio de 2013). "Grand Theft Auto 5 antevisão: Rockstar convida você para Los Santos" . The Guardian . Retirado 27 abr 2014 .
  12. Ir até:f Sterling, Jim (16 de Setembro de 2013). "Review: Grand Theft Auto V" . Destructoid . Retirado 27 de setembro de 2013 .
  13. Ir até:um b . Reilly, Lucas (3 de Setembro de 2013) "World-Primeiro hands-on com Grand Theft Auto V" . IGN . Ziff Davis . Retirado 03 de setembro de 2013 .
  14. Ir para cima^ Petit, Carolyn (2 de Maio de 2013). "Grand Theft Auto V: The Making of a seqüência Grande Heist" . Gamespot . Retirado 23 de agosto, 2013 .
  15. Ir para cima^ Bertz, Matt (2 de Maio de 2013). "The Art Of The Heist Em GTA V" . Game Informer . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  16. Ir para cima^ MacDonald, Keza (9 de Julho de 2013). "O que há de novo no Grand Theft Auto V Gameplay Trailer" . IGN . Ziff Davis . Retirado 23 de agosto, 2013 .
  17. Ir para cima^ Weaver, Tim (3 de Maio de 2013). "Preview: GTA V reescreve o livro de regras de mundo aberto ... de novo" . computador e videogames . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  18. Ir para cima^ Bertz, Matt (2 de Maio de 2013). "correndo e atirando Em Grand Theft Auto V" . Game Informer . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  19. Ir até:um b . Aziz, Hamza (2 de Maio de 2013) "Grand Theft Auto V Tudo é maior e melhor" . Destructoid . Retirado 04 de maio de 2013 .
  20. Ir até:um b . Cooper, Hollander (16 de Setembro de 2013) GTA 5 comentário " .GamesRadar . plc Futuro . Retirado 19 de outubro, 2013 .
  21. Ir para cima^ Bertz, Matt (2 de Maio de 2013). "Colocar seu selo pessoal sobre Grand Theft Auto V" . Game Informer . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  22. Ir para cima^ Weaver, Tim (16 agosto de 2013). "Entrevista: presidente Rockstar North Leslie Benzies em GTA online e GTA V" . computador e videogames . Retirado 17 de agosto de 2013 .
  23. Ir para cima^ Dawkins, Daniel (15 de agosto de 2013). "GTA online primeiro olhar: mundo online persistente da Rockstar é o seu projeto mais ambicioso em anos" .computador e videogames . Retirado 16 de agosto de 2013 .
  24. Ir para cima^ McInnis, Shaun (16 Agosto 2013). "Por que Grand Theft Auto Online é louco o suficiente para trabalhar" . Gamespot . Retirado 16 de agosto de 2013 .
  25. Ir para cima^ Krupa, Daniel (22 de março de 2012). "Max Payne 3: Multiplayer Reinvenção da Rockstar" . IGN . Ziff Davis . Retirado 28 Março 2012 .
  26. Ir até:um b Chick, Tom . (21 setembro de 2013) "Grand Theft Auto V é a história mais relevante sobre tortura desde Zero Trinta escuro?" . Quinze para as três .Retirado 17 mar, 2014 .
  27. Ir para cimaRockstar North (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto V . PlayStation 3Xbox 360 (v1.0). Rockstar Games . Nível / área: algo sensato.
  28. Ir para cimaRockstar North (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto V . PlayStation 3Xbox 360 (v1.0). Rockstar Games . Nível / área: Vem do Tempo.
  29. Ir para cimaRockstar North (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto V . PlayStation 3Xbox 360 (v1.0). Rockstar Games . Nível / área: The Third Way.
  30. Ir para cima^ francês, Michael (4 de Outubro de 2013). "Inside Rockstar North - Parte 2: The Studio" . Desenvolver . Retirado 6 de outubro de 2013 .
  31. Ir até:d Bertz, Matt (Dezembro de 2012). "Go Big Or Go Home". Game Informer(Estados Unidos: GameStop ) (236): 72-95.
  32. Ir para cima^ Morgan, Thomas (17 de Setembro de 2013). "Face-Off: Grand Theft Auto 5" .Eurogamer . Retirado 13 de outubro de 2013 .
  33. Ir até:um b . Villapaz, Lucas (8 de Setembro de 2013) ' GTA 5 'custa US $ 265 milhões para desenvolver e comercializar, tornando-se o jogo de vídeo mais caros já produzidos: Report " . International Business Times . IBT mídia . Retirado 09 de setembro de 2013 .
  34. Ir para cima^ Sinclair, Brendan (01 de fevereiro de 2013). "GTA V dev custos ao longo 137.000 mil dólares, diz o analista" . GamesIndustry.biz . Retirado 09 de setembro de 2013 .
  35. Ir até:um b Maior (02 de janeiro de 2014). "Aaron Garbut da Rockstar North sobre a produção de Grand Theft Auto V - o nosso jogo de 2013" . Borda . futuro plc .Retirado 2 de janeiro de 2014 .
  36. Ir para cima^ Schreier, Jason (02 de novembro de 2011). "Grand Theft Auto V Rolls Voltar para San Andreas" . Wired . Retirado 15 de marco de 2012 .
  37. Ir para cima^ francês, Michael (7 Outubro de 2013). "Inside Rockstar North - Parte 4: The Art" . Desenvolver . Retirado 7 de outubro de 2013 .
  38. Ir para cima^ francês, Michael (3 Outubro de 2013). "Inside Rockstar North - Parte 1: A Visão" . Desenvolver . Retirado 04 de outubro de 2013 .
  39. Ir para cima^ Reilly, Lucas (5 de Setembro de 2013). "Grand Theft Auto V: A Soma de todos os pares" . IGN . Ziff Davis . Retirado 06 de setembro de 2013 .
  40. Ir para cima^ Bertz, Matt (9 de Julho de 2013). "Grand Theft Auto V Q & A: Gun de Combate" . Wired . Retirado 24 de agosto de 2013 .
  41. Ir para cima^ Molina, Brett (9 de outubro de 2013). "Entrevista: Crime paga para atores 'Grand Theft Auto V'" . EUA hoje . Retirado 08 de março de 2014 .
  42. Ir para cima^ Stuart, Keith (13 Setembro 2013). "Grand Theft Auto 5 - dentro do processo criativo com Dan Houser" . The Guardian . Retirado 04 de outubro de 2013 .
  43. Ir para cima^ Tuffclub (17 dezembro de 2013). "Trevor Palestras de GTA V a TSA: uma entrevista exclusiva com Steven Ogg" . The Sixth Axis . Retirado 08 de março de 2014 .
  44. Ir para cima^ Corriea, Alexa Ray (3 Outubro de 2013). "A excelência acidental de GTA 5 da paisagem sonora" . Polygon . Retirado 6 de outubro de 2013 .
  45. Ir para cima^ Stutz, Colin (26 Outubro de 2013). "Rockstar música Head on 'Grand Theft Auto V': Nós Coberto O que veio antes (Áudio)" . The Hollywood Reporter .Retirado 19 de dezembro de 2013 .
  46. Ir para cima^ GameSpot Pessoal (25 de Outubro de 2011). "Rockstar anuncia GTA V" .GameSpot . Retirado 15 de marco de 2012 .
  47. Ir para cima^ Stuart, Keith (02 de novembro de 2011). "GTA 5 reboque: Rockstar revela o seu sonho de Hollywood" . The Guardian ( Guardião Media Group ) . Retirado 26 de março de 2012 .
  48. Ir para cima^ Robinson, Andy (03 de novembro de 2011). "GTA 5: Los Santos confirmou, 'mais ambicioso jogo Rockstar sempre ' " . computador e videogames .Retirado 04 de novembro de 2011 .
  49. Ir até:um b . Video Game Awards (13 de Dezembro de 2011) "Cada Vencedor VGA de anos anteriores" . Pico . Retirado 10 de novembro de 2013 .
  50. Ir para cima^ . Poole, Steven (9 de Março de 2012) "Bang, Bang, você está morto: como Grand Theft Auto roubou o trovão de Hollywood" . The Guardian ( Guardião Media Group ) . Retirado 03 de abril de 2012 .
  51. Ir para cima^ . Terdiman, Daniel (17 Abril 2012) "Grand Theft Auto Como mudou jogos de vídeo (e do mundo)" . c | net . UGO Networks . Retirado 05 de maio de 2012 .
  52. Ir para cima^ Karmali, Lucas (31 Janeiro de 2013). "Grand Theft Auto V Obtém um setembro Data de Lançamento" . IGN . Ziff Davis . Retirado 11 mar 2014 .
  53. Ir para cima^ Win-Poole, Lesley (23 de Maio de 2013). "Edição de Grand Theft Auto 5 Collector inclui um saco de dinheiro da vida real e cap" . Eurogamer . Retirado 24 de maio de 2013 .
  54. Ir para cima^ Prescott, Shaun (30 de Abril de 2013). "News: Grand Theft Auto 5: Rockstar envia chamada casting para membros do culto Los Santos" . computador e videogames . Retirado 30 de abril de 2013 .
  55. Ir para cima^ Keith Stuart (14 de novembro de 2013). "GTA online: data de lançamento anunciada para atualização Beach Bum" . The Guardian . Retirado 21 de junho de 2014 .
  56. Ir para cima"Update GTA online: Deathmatch Gratuito e Corrida Criadores Esta semana, Capture Mode e mais a caminho" . Rockstar Games. 9 de dezembro de 2013 . Retirado 30 de dezembro de 2013 .
  57. Ir para cima"grátis GTA online Deathmatch & Race Criadores atualização já está disponível" . Rockstar Games . 11 de dezembro de 2013 . Retirado 22 de junho de 2014 .
  58. Ir para cima"GTA Atualização de captura on-line já está disponível" . Rockstar Games .17 de dezembro de 2013 . Retirado 22 de junho de 2014 .
  59. Ir para cima"Grand Theft Auto presentes online Holiday" . Rockstar Games . 24 dezembro de 2013 . Retirado 21 de junho de 2014 .
  60. Ir para cima"Vindo nesta sexta-feira: O Namorados GTA online Day Massacre Special" .Rockstar Games . 11 de fevereiro de 2014 . Retirado 16 de marco de 2014 .
  61. Ir para cima"Namorados GTA online Day Massacre especial já está disponível" .Rockstar Games . 11 de fevereiro de 2014 . Retirado 16 de marco de 2014 .
  62. Ir para cima"A atualização de Negócios para GTA online já está disponível" . Rockstar Games . 04 de março de 2014 . Retirado 12 de maio de 2014 .
  63. Ir para cima"Captura Criador Atualização GTA online já está disponível - Além disso # CaptureWeekend Award Detalhes" . 11 de abril de 2014 . Retirado 22 de junho de 2014 .
  64. Ir para cima^ R * K (13 de Maio de 2014). "A atualização do High Life para GTA online já está disponível" . Rockstar Games . Retirado 21 de junho de 2014 .
  65. Ir para cima"O GTA Online" Eu não sou um Hipster "Update já está disponível" .Rockstar Games . 17 junho de 2014 . Retirado 21 de junho de 2014 .
  66. Ir para cima^ Lucas Karmali (17 de Junho de 2014). "update fresco GTA online traz descolados de Los Santos" . IGN . j2 Global . Retirado 21 de junho de 2014 .
  67. Ir para cima^ Sarkar, Samit (9 de Junho de 2014). "Grand Theft Auto 5 vindo para o PC e Xbox One, bem como PS4 esta queda" . Polygon . Vox Mídia . Retirado 09 junho de 2014 .
  68. Ir até:um b "Grand Theft Auto V para PlayStation 3" . GameRankings . CBS Interactive . Retirado 15 de novembro, 2013 .
  69. Ir até:um b "Grand Theft Auto V para o Xbox 360" . GameRankings . CBS Interactive . Retirado 15 de novembro, 2013 .
  70. Ir até:um b "Grand Theft Auto V para PlayStation 3 Comentários" . Metacritic . CBS Interactive . Retirado 15 de novembro, 2013 .
  71. Ir até:um b "Grand Theft Auto V para Xbox 360 Comentários" . Metacritic . CBS Interactive . Retirado 15 de novembro, 2013 .
  72. Ir até:f . equipe de Borda (Novembro de 2013) "O jogo: As economias de escala" . Borda ( plc Futuro ) (259): 85-88.
  73. Ir até:h . Bramwell, Tom (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto 5 avaliação" . Eurogamer . Retirado 17 de setembro de 2013 .
  74. Ir até:e Bertz, Matt (16 de Setembro de 2013). "Grand Theft Auto V - O lado decadente de um estado ensolarado" . Game Informer . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  75. Ir até:h . Petit, Carolyn (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto V revisão: Cidade dos Anjos e Demônios" . GameSpot . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  76. Ir até:i . MacDonald, Keza (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto V comentário" . IGN . Ziff Davis . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  77. Ir até:e . de Matos, Xav (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto 5 revisão: Como levá-la na América" ​​. Joystiq . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  78. Ir até:c "Grand Theft Auto V avaliação" . jogar . futuro plc . Retirado 17 de setembro de 2013 .
  79. Ir até:um b Tito, Greg (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto 5 Review - As pessoas sugam " . The Escapist . Desafie mídia . Retirado 26 de setembro de 2013 .
  80. Ir para cima^ Hussain, Tamoor (17 de Setembro de 2013). "GTA 5 revisão round-up: Tentonhammer" . computador e videogames . Retirado 21 de abril de 2014 .
  81. Ir para cima"a maior ea menor pontuação Jogos" . Metacritic . CBS Interactive . Retirado 25 de setembro de 2013 .
  82. Ir para cima"All-Time Best" . GameRankings . CBS Interactive . Retirado 27 de setembro de 2013 .
  83. Ir para cima^ . Bakalar, Jeff (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto V - Jogos para Playstation 3 - CNET Reviews" . c | net . UGO Networks . Retirado 16 outubro de 2013 .
  84. Ir até:um b . Gertsmann, Jeff (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto V comentário" . Giant Bomb . Retirado 04 de outubro de 2013 .
  85. Ir até:d . Plante, Chris (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto 5 review: anos dourados" . Polygon . Retirado 17 de setembro de 2013 .
  86. Ir até:um b . Kelly, Andy (16 de Setembro de 2013) "GTA 5 revisão: Grand Theft Auto V alcança o extraordinário" . computador e videogames . Retirado 17 de setembro de 2013 .
  87. Ir para cima"Grand Theft Auto V comentário" . GameTrailers . Viacom redes de mídia .16 de setembro de 2013 . Retirado 17 setembro de 2013 .
  88. Ir até:c . Gregory, Joel (16 de Setembro de 2013) "GTA 5 revisão PS3 - Três homens e um pouco de ação LA assinar a geração em grande estilo" .PlayStation Official Magazine . Arquivado do original em 23 de setembro de 2013 . Retirado 16 de setembro de 2013 .
  89. Ir até:c . Reparaz, Mikel (16 de Setembro de 2013) "Grand Theft Auto 5 avaliação" . Xbox Revista Oficial . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  90. Ir para cima^ equipe de Borda (Novembro de 2013). "Jogar: Post Script". Borda ( futuro plc ) (259): 89.
  91. Ir para cima^ Hoggins, Tom (16 de Setembro de 2013). "GTA 5 avaliação" . The Daily Telegraph (Londres: Telegraph Media Group ) . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  92. Ir para cima^ Cooper, Hollander (24 Outubro de 2013). "GTA 5 avaliação" . GamesRadar .futuro plc . Retirado 29 de outubro, 2013 .
  93. Ir para cima"Grand Theft Auto on-line para o Xbox 360" . GameRankings . CBS Interactive . Retirado 15 de marco de 2014 .
  94. Ir para cima"Grand Theft Auto Online para PlayStation 3" . GameRankings . CBS Interactive . Retirado 15 de marco de 2014 .
  95. Ir para cima"Grand Theft Auto Online para PlayStation 3 Comentários" . Metacritic . CBS Interactive . Retirado 15 de marco de 2014 .
  96. Ir para cima"Grand Theft Auto Online para Xbox 360 Comentários" . Metacritic . CBS Interactive . Retirado 15 de marco de 2014 .
  97. Ir até:c Carter, Chris (8 de Outubro de 2013). "Review: Grand Theft Auto Online"Destructoid . Retirado 15 de marco de 2014 .
  98. Ir para cima^ Petit, Carolyn (5 de Maio de 2014). "Review Grand Theft Auto On-line Atualizado" . GameSpot . Retirado 12 de maio de 2014 .
  99. Ir até:d . Petit, Carolyn (11 Outubro de 2013) "Grand Theft Auto Review Online"GameSpot . Retirado 15 de marco de 2014 .
  100. Ir até:um b Denton, Jon (25 de Outubro de 2013). "GTA Review Online" .VideoGamer.com . Pro-G mídia . Retirado 15 de marco de 2014 .
  101. Ir até:d . Martin, Liam (17 de Outubro de 2013) " revisão GTA Online '(Xbox 360): Cheio de potencial inexplorado " . Digital Spy . Retirado 15 de marco de 2014 .
  102. Ir até:c . Antares (11 Outubro de 2013) "Recenzja gry Grand Theft Auto Online - multijogador z potencjałem" [Revisão de Grand Theft Auto Online - multiplayer com potencial] . (em polonês) GRY-OnLine . Retirado 15 de marco de 2014 .
  103. Ir para cima^ Dyer, Mitch (30 de setembro de 2013). "When We pode começar a jogar GTA Online" . IGN . Ziff Davis . Retirado 01 de outubro de 2013 .
  104. Ir para cima^ Karmali, Lucas (4 de Outubro de 2013). "GTA problemas de lançamento on-line - Rockstar Fala" . IGN . Ziff Davis . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  105. Ir para cima^ Sarkar, Samit (1 de outubro de 2013). "GTA online agora vivo, Rockstar olhar para problemas de servidor (actualização)" . Polygon . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  106. Ir para cima^ Farokhmanesh, Megan (6 Outubro de 2013). "problemas de conexão GTA online resolvidos, perdeu itens ainda estão sendo investigadas" . Polygon .Retirado 08 de outubro de 2013 .
  107. Ir para cima^ Stuart, Keith (4 de Outubro de 2013). "GTA V em linha: Rockstar lança atualização para corrigir problemas de PS3" . The Guardian . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  108. Ir para cima^ Scammell, David (7 Outubro de 2013). "GTA online: Rockstar investigando personagens ausentes, progresso e dinheiro" . VideoGamer.com . Pro-G mídia. Retirado 08 de outubro de 2013 .
  109. Ir para cima^ Karmali, Lucas (10 de Outubro de 2013). "GTA online Excluídos Fix Character Lançado pela Rockstar" . IGN . Ziff Davis . Retirado 13 de outubro de 2013 .
  110. Ir para cima^ Matulef, Jeffrey (7 de Novembro de 2013). "pacote de estímulo de GTA online é ao vivo" . Eurogamer . Retirado 17 mar, 2014 .
  111. Ir para cima^ Dring, Christopher (03 de fevereiro de 2014). "70% dos jogadores de GTA V já jogou GTA Online" . MCV . Retirado 16 de março, 2014 .
  112. Ir até:d . MacDonald, Keza (22 de Outubro de 2013) "Grand Theft Auto Review Online" . IGN . Ziff Davis . Retirado 15 de marco de 2014 .
  113. Ir para cima^ Karmali, Lucas (9 de outubro de 2013). "GTA 5 Atualmente detém sete Guinness World Records" . IGN . Ziff Davis . Retirado 10 de outubro de 2013 .
  114. Ir para cima^ Hollister, Sean (18 de Setembro de 2013). ' bate recorde de Grand Theft Auto V 'por ganhar US $ 1 bilhão em apenas três dias " . The Verge . Retirado 13 de maio de 2014 .
  115. Ir para cima^ Graser, Marc (18 de Setembro de 2013). ' Grand Theft Auto V 'ganha US $ 800 milhões em um dia, mais de Haul mundial de' Homem de Aço ' " . Variety .Retirado 14 de março de 2014 .
  116. Ir para cima^ Nayak, Malathi (18 de Setembro de 2013). "Take Two de GTA V começa forte com $ 800 milhões em vendas no primeiro dia" . Reuters . Retirado 19 de setembro, 2013 .
  117. Ir para cima^ Goldfarb, Andrew (20 de Setembro de 2013). "GTA 5 vendas chegou a US $ 1 bilhão em três dias" . IGN . Ziff Davis . Retirado 21 de setembro de 2013 .
  118. Ir para cima^ Webster, Andrew (20 de Setembro de 2013). ' bate recorde de Grand Theft Auto V 'por ganhar US $ 1 bilhão em apenas três dias " . The Verge . Retirado 20 de setembro de 2013 .
  119. Ir para cima^ Matulef, Jeffrey (29 Outubro de 2013). "GTA5 ultrapassou as vendas da vida do GTA4 para o varejo em seis semanas" . Eurogamer . Retirado 30 de outubro, 2013 .
  120. Ir para cima^ Ivan, Tom (8 de Outubro de 2013). "GTA 5 é o maior lançamento já feito digital da PS3" . computador e videogames . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  121. Ir para cima^ Karmali, Lucas (7 Outubro de 2013). "GTA 5 Overtakes GTA 4 do Reino Unido Lifetime vendas em três semanas" . IGN . Retirado 7 de outubro de 2013 .
  122. Ir para cima^ Pitcher, Jenna (9 de outubro de 2013). "Grand Theft Auto 5 esmaga sete Guinness World Records" . Polygon . Retirado 09 de outubro de 2013 .
  123. Ir para cima^ Jackson, Mike (19 de outubro de 2013). "GTA V recebe lançamento digital no Xbox 360" . computador e videogames . Retirado 20 de outubro de 2013 .
  124. Ir para cima^ Jackson, Mike (30 de Outubro de 2013). "As vendas de GTA V perto de 29 milhões em seis semanas" . computador e videogames . Retirado 01 de novembro de 2013 .
  125. Ir para cima^ Karmali, Lucas (23 de setembro de 2013). "Grand Theft Auto V Figuras Unido Vendas Revelado" . IGN . Ziff Davis . Retirado 27 de setembro de 2013 .
  126. Ir para cima^ Nunneley, Stephany (4 de Outubro de 2013). "Grand Theft Auto 5 foi responsável por 52% dos jogos vendidos no Reino Unido em setembro, o mercado de um aumento de 45% face ao ano anterior" . VG247 . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  127. Ir para cima^ Yin-Poole, Wesley (7 Outubro de 2013). "GTA5 bate vendas vida do GTA4 no Reino Unido depois de apenas três semanas" . Eurogamer . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  128. Ir para cima^ Phillips, Tom (17 de Outubro de 2013). "Grand Theft Auto 5 vendas de três milhões no Reino Unido top" . Eurogamer . Retirado 20 de outubro de 2013 .
  129. Ir para cima^ Makuch, Eddie (17 de Outubro de 2013). "ND: GTAV leva afluência Setembro" . Gamespot . Retirado 19 de outubro, 2013 .
  130. Ir para cima^ . Prescott, Shaun (18 Outubro de 2013) "GTA 5 revitaliza declínio EUA mercado de jogos - NPD" . computador e videogames . Retirado 19 de outubro, 2013 .
  131. Ir para cima"mais votados Jogos de vídeo para 2013" . Metacritic . CBS Interactive .Retirado 24 de abril de 2014 .
  132. Ir para cima"navegar e pesquisar Jogos - Mais Votados Video Games para 2013" .GameRankings . CBS Interactive . Retirado 24 de abril de 2014 .
  133. Ir para cimaChick, Tom (20 dezembro de 2013). "Os dez melhores jogos de 2013" .Quinze para as três . Retirado 25 de abril de 2014 .
  134. Ir para cima^ . Bakalar, Jeff (18 dezembro de 2013) "Os 15 melhores jogos de 2013 (fotos)"c | net . Retirado 25 de abril de 2014 .
  135. Ir para cima"Os prêmios de Borda 2013: melhor jogo" . Borda . futuro plc . 26 dezembro de 2013 . Retirado 7 de janeiro de 2014 .
  136. Ir para cima^ Hussain, Tamoor (25 de Outubro de 2013). "Golden Joysticks 2013: Lista completa dos vencedores" . computador e videogames . Retirado 27 de outubro de 2013 .
  137. Ir até:um b . P Rubin, Brian (4 dezembro de 2013) "Os vencedores dos Prêmios 5 Dentro de jogos anuais anunciados" . Machinima.com . Retirado 05 de dezembro de 2013 .
  138. Ir até:um b . Dane, Patrick (7 dezembro de 2013) ' Grand Theft Auto V 'Tops de Spike VGX 2013 Award Winners List " . Gamerant . Retirado 08 de dezembro de 2013 .
  139. Ir para cima^ Pessoal (09 de dezembro de 2013). "Os 25 Melhores Jogos de Vídeo de 2013" . Slant Magazine . Retirado 25 de abril de 2014 .
  140. Ir para cima"Top 10 Video Games de 2013" . Tempo . 03 de dezembro de 2013.
  141. Ir para cima^ O'Rourke, Patrick (17 dezembro de 2013). "jogos de vídeo topo de 2013: Qual é o melhor jogo deste ano?" . Canada.com . Postmedia Notícias . Retirado 25 de abril de 2014 .
  142. Ir para cima"Game Xbox 360 do Ano 2013 Winner" . GameSpot . 15 de dezembro de 2013 . Retirado 15 de dezembro, 2013 .
  143. Ir até:um b "Best Xbox 360 Game - IGN de Melhor de 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  144. Ir para cima^ MacGregor, Kyle (24 de dezembro de 2013). "O vencedor do melhor jogo multiplataforma de 2013 Destructoid" . Destructoid . Retirado 08 de janeiro de 2014 .
  145. Ir para cima"Os prêmios de Borda 2013: estúdio do ano" . Borda . futuro plc . 30 de dezembro de 2013 . Retirado 7 de janeiro de 2014 .
  146. Ir até:d . Cork, Jeff (13 de Março de 2014) "Last Of Us, Tearaway, Grand Theft Auto V ganhar grande no BAFTA" . Game Informer . Retirado 27 abr 2014 .
  147. Ir para cima^ Giant Bomb Pessoal (24 de dezembro de 2013). "2013 Jogo de Giant Bomb das concessões do ano: Dia Dois" . Giant Bomb . Retirado 08 de janeiro de 2014 .
  148. Ir para cima^ HG Staff (21 de dezembro de 2013). "2013 Melhor Trilha Sonora Original" .hardcore Gamer . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  149. Ir até:c Hoggins, Tom (31 de dezembro de 2013). "Telegraph Video Game Awards 2013" . The Daily Telegraph (Londres: Telegraph Media Group ) . Retirado 08 de janeiro de 2014 .
  150. Ir para cima"Game of the Year GameTrailers Prêmios Video - Montagem de Vencedores"GameTrailers . Viacom redes de mídia . 07 janeiro de 2014 . Retirado 8 de janeiro de 2014 .
  151. Ir para cima"Melhor Xbox 360 Multiplayer Game - IGN Best of 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  152. Ir para cima^ Tan, Nicholas (17 dezembro de 2013). "Decepção Maior de 2013" .Revolução jogo . AtomicOnline . Retirado 08 de janeiro de 2014 .
  153. Ir para cima^ HG Staff (21 de dezembro de 2013). "2013 mais decepcionante" . gamer hardcore . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  154. Ir até:um b "14 Annual Game Developers Choice Awards" . Game Developers Choice Awards. 09 de janeiro de 2014 . Retirado 21 de março de 2014 .
  155. Ir até:um b "Melhor Xbox 360 Graphics - IGN de Melhor de 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  156. Ir até:um b . Ray Corriea, Alexa (04 de dezembro de 2013) "Grand Theft Auto 5 vai platina em Sony PlayStation Awards" . Polygon . Retirado 06 dezembro de 2013 .
  157. Ir para cima^ Dixon, Andy (24 de dezembro de 2013). "O vencedor do Destructoid do melhor de 2013, a escolha da comunidade" . Destructoid . Retirado 08 de janeiro de 2014 .
  158. Ir para cima"Melhor Xbox 360 Sound - IGN de Melhor de 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  159. Ir para cima"Melhor Jogo de Ação PS3 - IGN de Melhor de 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  160. Ir para cima"Melhor Jogo de Ação Global - IGN de Melhor de 2013" . IGN . Retirado 24 de dezembro, 2013 .
  161. Ir para cimaRockstar North (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto V . PlayStation 3Xbox 360 (v1.0). Rockstar Games . Nível / área: By the Book. " Trevor : A mídia eo governo quer nos fazer acreditar que a tortura é uma coisa necessária Precisamos dele para obter informações, para nos afirmar Será que vamos obter qualquer informação fora de você /..? Mr K : Eu já lhe disse tudo. / Trevor : Exatamente Tortura é para o torturador Ou o cara dando as ordens para o torturador Você tortura para os bons tempos - devemos admitir que é inútil como um meio de obter informações "....!
  162. Ir para cima^ Bramwell, Tom (22 de setembro de 2013). "É a cena mais perturbadora em GTA5 justificado?" . Eurogamer . Retirado 16 de setembro, 2013 .
  163. Ir para cima^ Hern, Alex (19 de Setembro de 2013). "Grand Theft Auto 5 sob o fogo para cena de tortura gráfico" . The Guardian . Retirado 20 de setembro de 2013 .
  164. Ir para cima^ Hern, Alex (19 de Setembro de 2013). "Grand Theft Auto 5 sob o fogo para cena de tortura gráfico" . London: The Daily Telegraph . Retirado 21 de abril de 2014 .
  165. Ir para cima^ Parfitt, Ben (18 de Setembro de 2013). "Os jogadores petição para demissão de GameSpot escritor que criticou GTAV para misoginia" . Mercado de Home Computing e jogos de vídeo . Retirado 20 de setembro de 2013 .
  166. Ir para cima^ Martens, Todd (20 de Setembro de 2013). ' crítica Grand Theft Auto V ': sexismo Teimoso, o jogo ruína violência " . Los Angeles Times ( Tribune Company ) . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  167. Ir para cima^ Cook, Dave (23 de setembro de 2013). "GTA 5: misoginia, os dentes-de puxar e subjetividade" . VG247 . Retirado 08 de outubro de 2013 .
  168. Ir para cima^ Suellentrop, Chris (09 de novembro de 2012). "Americana, na sua mais Felonious - P. e A.: Dan Houser da Rockstar em Grand Theft Auto V" . The New York Times . Retirado 9 de setembro de 2012 .
  169. Ir para cima^ Hoggins, Tom (4 de Outubro de 2013). "Grand Theft Auto V é projetado deliberadamente para degradar as mulheres" . The Daily Telegraph (Londres:Telegraph Media Group ) . Retirado 09 de outubro de 2013 .
  170. Ir para cima^ Lewis, Helen (22 de setembro de 2013). "Sim, é misógino e violento, mas eu ainda admirar Grande Theft Auto" . The Guardian . Retirado 04 de outubro de 2013 .
  171. Ir para cima^ . Fahey, Rob (20 de Setembro de 2013) "GTA V pode não ser misógino -, mas seus" defensores "são" . GamesIndustry.biz . Retirado 09 de outubro de 2013 .
  172. Ir para cimaBissell, Tom (25 de setembro de 2013). "Poison Tree - Uma carta para Niko Bellic sobre Grand Theft Auto V" . Grantland . Retirado 17 mar, 2014 .
  173. Ir para cima^ Suellentrop, Chris (16 de Setembro de 2013). "Grand Theft Auto V é um retorno à comédia da Violência" . The New York Times . Retirado 04 de outubro de 2013 .
  174. Ir até:um b . Pessoal (11 Outubro de 2013) "Daz Dillinger acusa Grand Theft Auto V de roubar suas batidas" . Pitchfork mídia . Retirado 14 outubro de 2013 .
  175. Ir até:um b . Jackson, Mike (27 de Fevereiro de 2014) "" Mob Wives Karen Gravano processando Rockstar GTA V sobre caráter " . computador e videogames .Retirado 15 de abril, 2014 .
  176. Ir para cima^ Donahue, Bill (23 de Abril de 2014). "Os produtores de videogames Dizer Suit Bares Liberdade de expressão 'Mob' Wives" . Law360 . Retirado 29 de abril de 2014 . (assinatura requerida ( ajuda )) .
  177. Ir para cima"Lindsay Lohan está processando os fabricantes de Grand Theft Auto V" .BBC ( BBC ). 02 de julho de 2014 . Retirado 02 de julho de 2014 .
  178. Ir para cima^ Quekel, Sebastiaan (18 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto 5 Recensie " . XGN . Retirado 19 de outubro, 2013 .
  179. Ir para cima^ Cullinane, James (17 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto V avaliação " . Gameplanet . Retirado 19 de outubro, 2013 .
  180. Ir para cima^ Miller, Simon (16 de Setembro de 2013). Grand Theft Auto 5 comentário " .VideoGamer.com . Pro-G mídia . Retirado 27 de setembro de 2013 .
  181. Ir para cima^ IGN Pessoal (20 de Setembro de 2013). "Os 25 melhores jogos de Xbox 360 - o melhor do Xbox 360 e Xbox Live Arcade." . IGN . p. 5 . Retirado 27 de setembro de 2013 .
  182. Ir para cima^ HG Pessoal (08 de novembro de 2013). "100 Melhores Jogos da Geração: Os dez melhores jogos da Geração" . hardcore Gamer . Retirado 13 de novembro de 2013 .
  183. Ir para cima"Grand Theft Auto V - n º 8 Top Jogos de uma geração" . IGN . 23 de maio de 2014 . Retirado 04 de junho de 2014 .
  184. Ir para cima^ IGN Pessoal (4 de Junho de 2014). "Jogos de uma geração: Seu Top 100" .IGN . Ziff Davis . p. 2 . Retirado 05 junho de 2014 .



FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário